Publicações
Famílias em isolamento social: todas diferentes, todas especiais
A presente situação de pandemia e isolamento social coloca desafios extraordinários às famílias. Acresce que as famílias são atualmente muito diversificadas, e cada uma tem de lidar com os desafios particulares de cada situação.
Em dois curtos vídeos, a psicóloga Rute Agulhas lê excertos do livro Álbum de Famílias, escrito a meias com Susana Amorim, que colocam em evidência dois casos particulares: famílias de pais divorciados e famílias numerosas.
No primeiro vídeo, Rute Agulhas enfatiza a importância de os filhos de pais separados continuarem, na medida do possível, a conviver com ambos os progenitores.
No segundo vídeo, a psicóloga alerta para a necessidade de encontrar um lugar especial para cada membro na família. «Mesmo numa casa cheia de gente, pode nunca existir falta de espaço se a cada um for dado um lugar especial».
Álbum de Famílias (ed. Booksmile | 40 pp. | 12,69€) fala do que é uma família e do que ajuda uma família a ser feliz. Através de vários exemplos, apresenta histórias de crianças que vivem com ambos os pais, ou apenas com um deles; crianças que alternam entre a casa da mãe e a casa do pai, ou que vivem com outros familiares; crianças acolhidas em famílias ou em instituições; crianças adotadas ou que têm dois pais ou duas mães.
Todas as famílias são diferentes, mas têm um traço em comum: são um espaço de afetos onde o amor é mais importante do que qualquer outra coisa.
A Booksmile disponibiliza as primeiras páginas para leitura aqui.
Livro recomendado pela Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos, pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e pelo Grupo Famílias Arco-Íris da Associação ILGA Portugal.
AS AUTORAS
Rute Agulhas é psicóloga e terapeuta familiar, trabalhando na área clínica e forense. É, desde 2005, perita na Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. Faz trabalho de investigação no CIS-IUL (Centro de Investigação e Intervenção Social) e é professora assistente convidada no ISPA-IU no ISCTE-IUL. Foi nomeada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses para integrar o Board Human Rights, criado pela EFPA – European Federation of Psychologists Associations. Experiente na área dos maus tratos, negligência e abuso sexual de crianças e adolescentes.
Susana Amorim, psicóloga, partilha o seu dia-a-dia com crianças e jovens em contexto terapêutico e escolar. Da sua experiência como psicoterapeuta surgem os primeiros livros, que pretendem ser, essencialmente, «ferramentas» de apoio para pais, técnicos, professores e assim facilitarem a abordagem de várias temáticas, de uma forma lúdica e criativa. Através do seu trabalho tenta promover Saúde Emocional. É autora dos livros Nuvens na Cabeça (Ed. Cercica, 2014) e Perto (Ed. Cercica, 2015).