Notícias
Museu Nacional de Arte Antiga disponibiliza catálogos online
São seis os catálogos de algumas exposições que estiveram patentes na "SALA DO TECTO PINTADO", sobre investigações realizadas a peças do acervo, e que passam a estar disponíveis gratuitamente ao público, na íntegra e em versão digital, no sítio WEB do Museu Nacional de Arte Antiga.
Prosseguindo com a sua missão da difusão cultural e artística, ampliada pelo atual panorama em que vivemos, o MNAA continua a reforçar a comunicação on-line com o objetivo claro de garantir a proximidade com o público, através das plataformas digitais.
Neste sentido, e a começar já no dia 14 de abril, será disponibilizado no sítio WEB do Museu, um conjunto de seis publicações, na sua versão integral e em formato PDF, composto pelos catálogos de algumas das exposições que estiveram patentes na «Sala do Tecto Pintado» (Sala 50), e que documentam num formato expositivo, as investigações realizadas a algumas peças do acervo. A publicação dos catálogos será gradual, um catálogo por semana, sempre à terça-feira.
Sobre a «Sala do Tecto Pintado»
A «Sala do Tecto Pintado» retira a sua designação do facto de ostentar parte da quadratura original, realizada pelo pintor toscano Vincenzo Bacherelli (1672-1745), durante a sua permanência em Lisboa, entre 1701 e 1721, testemunho raro da pintura de arquiteturas em palácios lisboetas. Pelas suas reduzidas dimensões, esta sala está especialmente vocacionada para o acolhimento de mostras de pequena escala, cujo alicerce comum é a investigação relacionada com o estudo e valorização do acervo do Museu.
Catálogos a disponibilizar no sítio WEB do MNAA
SOBRE O TRILHO DA COR l Para uma Rota dos Pigmentos (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 23 de setembro e 8 de novembro de 2010) Data de publicação on-line: 14 de abril (terça-feira);
ESCULTURAS DE GÉNERO l Presépio e Naturalismo em Portugal (exposicão patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 10 de dezembro de 2010 e 27 de fevereiro de 2011) Data de publicação on-line: 21 de abril de 2020 (terça-feira);
ESPLENDOR HOLANDÊS l O "Retrato de Família" de Pieter de Grebber (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 30 de junho e 11 de setembro de 2011)
VIAGENS l O Tesouro da Vidigueira (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 21 de setembro e 27 de novembro de 2011) Data de publicação on-line: 5 de maio (terça-feira);
VIAGENS l Lacas Namban e de Outras Paragens (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 21 de setembro e 27 de novembro de 2011) Data de publicação on-line: 12 de maio (terça-feira);
REVELAÇÕES l O Presépio de Santa Teresa de Carnide (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 10 de dezembro de 2011 e 26 de fevereiro de 2012) Data de publicação on-line: 19 de maio (terça-feira).
Plataformas Digitais do MNAA:
YouTube
Google Arts & Culture
Site
Museu Nacional de Arte Antiga
Criado em 1884, o MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga alberga a mais relevante coleção pública do País. Pintura, escultura, artes decorativas – portuguesas, europeias e da Expansão –, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como «tesouros nacionais».
No acervo do MNAA, destacam-se os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, obra-prima da pintura europeia do século XV, a Custódia de Belém, de Gil Vicente, mandada lavrar por D. Manuel I e datada de 1506, os Biombos Namban, do final do século XVI, registando a presença dos portugueses no Japão, Tentações de Santo Antão, de Bosch, exemplo máximo da pintura flamenga do início do século XVI, São Jerónimo, de Dürer, inovadora representação do Santo, e importantes obras de Memling, Rafael, Cranach ou Piero della Francesca.