Notícias
BEELINE: Uma intervenção arquitetónica sem precedentes
A reabertura do maat será marcada por uma intervenção arquitetónica à escala do edifício, concebida para dar forma à ideia de que o museu é um espaço de cruzamento e diálogo de ideias, pessoas e conhecimento.
Este projeto foi encomendado ao estúdio de arquitetura nova-iorquino SO – IL, cujo trabalho nasce da combinação entre a experimentação — material, conceptual e performativa — e a expressão da arquitetura, tanto a nível discursivo, como prático.
A intervenção intitulada Beeline, inédita em escala e ambição, ocupa todo o espaço do museu, e apresenta-se como um gesto transformador que altera não só a experiência no interior do museu, mas também a sua relação com a paisagem exterior e com a cidade.
Beeline foi concebida para acolher o maat Mode 2020, um programa público experimental participativo de palestras e outros eventos com uma duração de cinco meses, que pretende abrir o debate em torno do futuro das instituições culturais na sociedade.
A instalação permite que o maat Mode transforme o museu numa “arena cívica polifuncional onde a vida pública é debatida, examinada, desafiada e possivelmente inspirada a construir um futuro mais inclusivo e paritário.” (Beatrice Leanza, diretora executiva, maat)
Fique atento aos nossos canais nas redes sociais e acompanhe uma semana dedicada exclusivamente à instalação Beeline e à colaboração do maat com o estúdio SO – IL — entrevistas e outras antecipações preparadas especialmente para si!
> Visite o nosso website para saber mais sobre a Beeline
> Conheça melhor esta colaboração na entrevista da nossa diretora