"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu Nacional de Arte Antiga em Casa

O slogan "Apesar da distância, a arte é uma ponte que nos une", serve de mote para as visitas guiadas em vídeo, num tom de improviso, que o Museu Nacional de Arte Antiga tem publicado, diariamente, nas redes sociais.


O encerramento do Museu Nacional de Arte Antiga ao público, na sequência das medidas preventivas do novo coronavírus, foi o ponto de partida para um investimento acrescido na comunicação on-line. O objetivo é garantir a proximidade com o público através da divulgação do acervo nas plataformas digitais.

Apesar dos meios técnicos para a gravação dos vídeos serem escassos, e de certa forma até imperfeitos, são, todavia, representativos do espírito de missão do Museu em prol da divulgação cultural e artística nestes dias que vivemos.

Peças icónicas da coleção como a “Última Ceia”de Francisco Henriques, a pintura “Ecce Homo”, uma das imagens mais singulares da pintura portuguesa, ou “São Sebastião”, uma escultura do século XV atribuída à Oficina de Diogo Pires, O Velho, são apresentadas e comentadas em pequenos vídeos improvisados que se oferecem todos os dias no Canal Youtube, no Facebook, Instagram e sítio Web do museu. Até à data, foram produzidos 12 vídeos dedicados a várias obras de arte, pintura e escultura, do Museu Nacional de Arte Antiga.

Os comentários e apresentações das obras estão a cargo dos diretores do MNAA, Joaquim Caetano e Anísio Franco.

Plataformas Digitais do MNAA: 
Facebook
YouTube
Instagram
Google Arts & Culture

Lista de vídeos produzidos:
São José e o Menino Jesus de Josefa d’Ayala
Virgem, o Menino e os Anjos de Gregório Lopes
Fonte Bicéfala
Inferno
Adoração dos Pastores de Jorge Afonso
Virgem com o Menino
Última Ceia de Francisco Henriques
São Sebastião atribuída à Oficina de Diogo Pires
Adoração dos Magos de Gregório Lopes
Ecce Homo
Aparição de Cristo à Virgem Maria de Frei Carlos
Estátua Jacente
Retrato de D. Sebastião atribuído a Cristóvão de Morais

Museu Nacional de Arte Antiga
Criado em 1884, o MNAA-Museu Nacional de Arte Antiga alberga a mais relevante coleção pública do País. Pintura, escultura, artes decorativas – portuguesas, europeias e da Expansão –, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como «tesouros nacionais».

No acervo do MNAA, destacam-se os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, obra-prima da pintura europeia do século XV, a Custódia de Belém, de Gil Vicente, mandada lavrar por D. Manuel I e datada de 1506, os Biombos Namban, final do século XVI, registando a presença dos portugueses no Japão, Tentações de Santo Antão, de Bosch, exemplo máximo da pintura flamenga do início do século XVI, São Jerónimo, de Dürer, inovadora representação do santo, e importantes obras de Memling, Rafael, Cranach ou Piero della Francesca.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,819,733