"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Grand Sun assinalam lançamento de Sal Y Amore com vídeo "Circles"

Grand Sun está de volta e traz consigo uma revolução, o primeiro sal saudável para hipertensão.


O novo trabalho, Sal Y Amore, representa uma outra faceta da banda, mais crua, sem filtros e genuína. Durante 2019, tocaram pelo país fora em salas de concertos e também se lançaram em festivais como o Festival Ecos de Lima, a Festa do Avante ou o Festival Termómetro. O novo disco canta todas estas viagens, novos amigos e muito roque que permitiu ao quarteto de Oeiras crescer e mostrar uma nova face.

Sobre o sujeito insubordinado que quer fugir de tudo, a banda apresenta uma nova solução: imortalizar todos os dissabores que nos fazem sentir vivos.  Os singles “Feeling Tired” e “Veera” fazem de porta estandarte desta comitiva. Todos com a sua personalidade desvendam um pouco do que está para vir.

Sal Y Amore foi gravado e misturado pelo André Isidro nos estúdios Duck Tape Melodies e masterizado pelo João Alves no Sweet Mastering Studio. O novo trabalho é editado pela Aunt Sally Records no dia 27 de março e o artwork da capa foi trabalhado em conjunto com a MURTA e a sua lente.

With all being said, a mensagem destes quatro jovens adultos é simples e clara: Sem amore ninguém canta.

O LP de estreia dos Grand Sun Sal Y Amore é uma viagem sónica à mente caótica da banda. Ao estrearem o seu primeiro punhado de músicas ao vivo (com o EP 'The Plastic People of The Universe', em 2018), tocam por todo o país, em festivais e salas de concerto, apenas o suficiente para descobrir que o contato direto com as pessoas e o imediatismo é o que realmente querem e procuram. Tal como um tempero cáustico em uma festa intemporal, aqui em Sal Y Amore a banda não tem reservas em se mostrar como quer: intensa e festiva. Desde a malha hip “Palo Santo”, à delicada narrativa de “A Picture”, à hipnótica “Veera” e ao traje pós-punk de “Feeling Tired” e “Circles”, a banda refere-se a toda a experiência de crescerem juntos, ao escapismo, medo existencial e todos os desencantos. Falam sobre um contraste entre o amor inocente e idílico e um tipo de relacionamento mais maduro, daí o sal. 

De Lisboa, Portugal: os Grand Sun são António Reis, João Ribeiro, João Simões e Miguel da Costa Gomes. Cantam sobre personagens peculiares que encontram todos os dias. Pensem neles como uma banda de sunshine-pop com influências dos anos 60 e 70, que por vezes toca rock psicadélico, na maioria das vezes com uma atitude de garage / pós-punk.

Para assinalar o lançamento do novo single e videoclip “Circles” e edição do disco Sal Y Amore, e fazerem parte da gigante onda de suporte e amor que todos temos assistido nos ultimos dias, Grand Sun lança hoje uma campanha especial no Bandcamp em que todo o catálogo estará a metade do preço até ao lançamento do disco, dia 27 de março. Bastará apenas colocar a palavra 'squares' no checkout. Boas escutas e acima de tudo be safe!

A edição dos singles “Feeling Tired” e “Veera” permitiu entrarem nas playlists do Spotify 'Indie Lusitano', 'Henrique Amaro | Portugália' e 'Indie Pancake' assim como o destaque nos mais variados blogs e rádios internacionais (Janglepophub (ZA), Little Dose of Indie (UK), 88.1 FM KFCF (US), etc).

SINGLE “CIRCLES” 
E, por fim, a “Circles”. Sobre esta inevitável aceitação em relação à nossa vida - because Sometimes you don’t get what you want - e pessoalmente sobre este limbo constante em que nos encontramos enquanto construímos a nossa personalidade. A formulação desta dicotomia entre o querer e não querer partir trata-se de cobrirmos este nosso medo existencial com o entusiasmo por esta mesma existência.

É a música mais frenética de Sal Y Amore, a música com mais nervo e a que melhor define a transição para esta fase mais ácida da banda. É com Circles que assumem uma postura garage rock e pós-punk, sendo a malha que melhor define como são ao vivo. Well, God bless bands like King Gizzard & The Lizzard Wizzard, Thee Oh Sees and Parquet Courts por todo o bom mojo e a inspiração para dançar, gritar e fazer crowdsurfs. Pensam nisso enquanto a tocam ao vivo. E sobre quão bom é expressar algo, ainda que esse algo seja andar em círculos.

Visualmente, o teledisco gravado por Francisco Lopes retrata os Grand Sun num talk-show surreal, quase bizarro, onde a banda se entrevista a si própria, numa conversa inconsequente que é uma sátira e uma representação caseira do ruído que estamos expostos diariamente.

BIOGRAFIA 
A amizade e a união de interesses, aliadas a uma atitude irreverente e juvenil, possibilita a criação dos Grand Sun em 2016. O primeiro single, “Apolo”, produzido por Filipe Sambado, sai no início desse ano e possibilita os primeiros concertos da banda no Sabotage Club, Lx Factory, Casa Independente e Damas. 

Aprimoram e definem a sua estética, com passagens pelo Musicbox e Galeria Zé dos Bois e, em conjunto com as primeiras experiências nos media, são impulsionados a entrar em estúdio para gravar o seu EP de estreia The Plastic People of The Universe.

A tour do disco The Plastic People of The Universe levou-os a diversas salas do país como Salão Brazil (Coimbra), Bang Venue (Torres Vedras), Sabotage Club (Lisboa), CAEP (Portalegre), SHE (Évora) e numa tour partilhada na sua grande maioria com bandas internacionais como Triptides (EUA), Hickeys (Espanha) e The Van Allen Belt (EUA).

TOUR 
25.04.2020/ Sábado/ Porto (Ferro Bar)
26.04.2020/ Domingo/ Guimaraes (Oubla)
30.04.2020/ Quinta-feira/ Barcelos (Platano Koberto)
01.05.2020/ Sexta-feira/ Viana (Cubiculo)
02.05.2020/ Sabado/ Braga (Bazuuca)
13.05.2020/ Quarta-feira/ Porto (FAUP Fest)
16.07.2020/ Quinta-Feira/ Ruilhe (Rodellus)

Facebook
Instagram
Bandcamp
Youtube 


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,822,118