Notícias
Teatro da Garagem apresentará a sua 101ª criação em formato digital
A partir de 26 de março de 2020, o Teatro da Garagem apresenta a sua 101ª criação, MUNDO NOVO. Dadas as circunstâncias atuais que impossibilitam a apresentação pública do espetáculo, a Companhia disponibiliza gratuitamente 15 episódios através do seu canal Vimeo.
MUNDO NOVO, espetáculo que tinha a sua estreia para o dia 26 de março, no Teatro Taborda, foi filmado na casa do autor e encenador Carlos J. Pessoa, a partir das casas de cada ator. O espetáculo adivinhava este cenário, previa-o, e, por isso, se adaptou a esta nova condição, com ensaios à distância, encenação em emissão digital e realidade virtualizada.
O Teatro da Garagem não cessa o seu impulso de dizer e fazer Teatro, nesta súbita idade de janelas reclusas e de confinamentos obrigatórios.
Estar aqui e agora é estar em muitas casas num tempo acelerado, em que os dias parecem demorar semanas, em que as pessoas acumulam mudanças subtis, alterações de comportamentos, novas formas de reconhecimento. Testemunha-se a reescrita da privação e da privacidade.
MUNDO NOVO procura refletir sobre a deslocalização imersiva de cada um, agarrado ao seu ecrã, em viagens quiméricas, e o estado de sítio que reforça o aprisionamento. Acompanhando estas mudanças, sente-se no ar que o Mundo Novo é isto mesmo, uma perceção de uma estranha novilíngua cénica, que cruza o teatro antigo (o seu ruído, a sua patine, o seu cheiro e a sua luz) com a emergência sanitária, a codificação digital, os novos manuais de comportamento social. Ao mesmo tempo, a excitante novidade formal e a tenebrosa ameaça securitária.
Para o Teatro da Garagem, Companhia com 30 anos de atividade regular, “fazer Teatro urge, mais do que nunca”. Um Teatro que sirva a diversidade das pessoas, que as socorra na reclusão, na descrença e no desespero. A Companhia acredita que a “peste” vai passar e o engenho superará o descalabro geral.
O texto e a encenação de MUNDO NOVO estão a cargo de Carlos J. Pessoa, com a interpretação de Ana Palma, Inês Pereira, Pedro Miguel Jorge, Rita Monteiro e Sílvio Vieira. Trata-se do primeiro espetáculo da temporada 2020 da Companhia.