Publicações
"Aproximadamente do Tamanho do Universo", de Jón Kalman Stefánsson
Traduzido diretamente do islandês, este romance encerra a saga familiar iniciada em Os Peixes não Têm Pés, na qual a beleza crua da vida se inscreve na paisagem dramática da Islândia através de uma linguagem lírica e profundamente atual.
Depois de um período em Copenhaga, Ari regressa à sua cidade natal de Keflavík, na Islândia, para se reencontrar com o pai, a quem resta pouco tempo de vida. Porém, o muro de silêncio que os separa desencadeia uma viagem ao passado, em busca de palavras que combatam o esquecimento e a escuridão que a morte deixa.
Nesta história, os destinos de três gerações cruzam-se num país de pescadores rodeado por um mar que dá e tira a vida, por uma natureza dura e austera, sob um céu que convida ao sonho e à poesia. A felicidade e o infortúnio são transmitidos de pais para filhos, de avós para netos, numa família que espelha uma nação em mudança ao longo do século XX e em cujas histórias de amor, morte, coragem e cobardia ressoam as vozes imortais da Literatura e da Música.
Primeiras Páginas
«Stefánsson comunga da grandeza elementar de Cormac McCarthy.» - Times Literary Supplement
«Graças à sua escrita firme e ao seu brilhante talento, Stefánsson destaca-se entre os autores contemporâneos.» - La Stampa
«A escrita de Jón Kalman Stefánsson assemelha-se ao seu país de origem: dura, despojada, sublime.» - Les Inrockuptibles
«O romancista mais poético da Islândia.» - The Spectator
Jón Kalman Stefánsson nasceu em Reiquiavique, em 1963.
Os seus livros, publicados em 27 países, foram distinguidos com numerosos prémios, entre os quais se destacam o prestigiado prémio de literatura islandesa P.O. Enquist, em 2011, e o Bottari Lattes Grinzane, tendo sido igualmente finalista dos prémios Fémina Étranger, Médicis e Independent.
(Romance | 320 pp | 20,99€)
Tradução diretamente do original islandês por João Reis
Editora Cavalo de Ferro