"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Saul Friedländer desvenda relação entre Pio XII e O Terceiro Reich

No momento em que foram abertos ao público os arquivos do Vaticano, Sextante Editora publica obra de referência.


Saul Friedländer, um dos mais prestigiados historiadores e investigadores da questão da Shoah, revelou ao mundo o fruto das suas pesquisas nos arquivos do Terceiro Reich, levantando pela primeira vez o véu sobre as ligações da Santa Sé à Alemanha nacional-socialista. Complementada por documentos originários dos arquivos norte-americanos e israelitas, essa documentação lança luz sobre alguns assuntos quentes: a atitude do Sumo Pontífice perante a questão polaca, a derrota da França, o ataque alemão contra a União Soviética, a entrada dos EUA na guerra e os crimes nazis, nomeadamente a exterminação dos judeus.

No momento da sua publicação, Pio XII e O Terceiro Reich suscitou uma avalanche de reações apaixonadas e contraditórias, impondo-se depois como um livro de referência. Quase meio século mais tarde, em 2009, quando o Vaticano tinha já posto em marcha o processo de beatificação e canonização de Pio XII, o autor reinterpretou todo este material à luz de novos dados, dando origem ao livro que agora publicamos. «Enquanto o texto inicial é reproduzido sem alterações, uma vez que apresenta, no essencial, documentos que continuam a ser importantes, é o posfácio que dá pleno significado a este volume», explica Friedländer no prólogo da obra.

A presente tradução portuguesa coincide com o momento em que, finalmente, foram abertos ao público, por decisão do Papa Francisco, os arquivos do Vaticano referentes ao papado de Pio XII.

SOBRE O LIVRO

«É bom que toda a verdade seja conhecida.»
Cardeal Tisserant

Tradutor: Artur Lopes Cardoso
Páginas: 256
PVP: 17,70€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

Saul Friedländer
Nasceu em Praga, em 1932. Professor na Universidade da Califórnia (UCLA), é mundialmente reconhecido como um dos maiores especialistas do Nazismo e do genocídio dos judeus, assunto a que consagrou numerosos livros, nomeadamente a monumental obra em dois volumes A Alemanha Nazi e os Judeus. Foi galardoado, em 2007, com o Prémio da Paz dos livreiros alemães, e com o Prémio Pulitzer, em 2008. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,724