"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Obra de Eric Many vence Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2020

À sétima edição do Prémio concorreram 181 obras, com a participação de 41 editoras e de quatro edições de autor. 


A obra “Por amor a mim”, de Eric Many (texto e ilustração), publicada em 2019 pelas Edições Afrontamento, é a vencedora do prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, edição 2020.

De acordo com o júri, composto por Leonor Riscado, Rui Veloso e Lúcia Santos, presidente do júri em representação da Fundação Bissaya Barreto, a obra premiada é “um livro simples e sensível no conteúdo e na forma.” Ainda de acordo com o júri “A espessura semântica do álbum resulta da perfeita articulação entre o texto, quase minimalista, e as imagens límpidas, atentas ao pormenor expressivo, permitindo diferentes leituras para diferentes leitores. A subtileza e a inteligência com que se abordam as emoções começam por cativar o leitor, intrigando-o e questionando-o de forma permanente”.

O júri congratula-se, ainda, com a elevada adesão de candidaturas, e com a crescente qualidade dos livros apresentados a concurso, “o que considera valorizar significativamente a iniciativa da Fundação Bissaya Barreto”. Nesta sétima edição do Prémio, concorreram 181 obras, com a participação de 41 editoras e de quatro edições de autor.

Eric Many nasceu em França, tornou-se Mestre em Literatura pela Universidade de Limoges (1998) e realizou o doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2014) sobre a temática da migração e da identidade nacional. Atualmente vive e trabalha no Porto, onde é professor na Escola Superior de Educação, desde 1999. Tem desenvolvido projetos na área da música e da ilustração e é autor e ilustrador de livros de literatura infantil: “O caso do saco” (Edições Afrontamento, 2012); “Paulette et le collier en or” (Editions Kaléidoscope 2009); “A Rima do Romeu” (Edições Afrontamento, 2008); “Hipólito o filantropo” (Edições Afrontamento, 2007).

Com reconhecida intervenção e experiência no campo da educação de infância, a Fundação criou o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância em 2008, com o duplo objetivo de contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro. O prémio, no valor pecuniário global de 5.000,00€ (cinco mil euros) é atribuído, em conjunto, aos autores da obra selecionada (texto e ilustração). Nas edições anteriores, as obras premiadas foram: 2018 – “O cão que comia a chuva”, de Richard Zimler, ilustrada por Júlio Pomar, editada pela Porto Editora; 2016 - “Gato procurase”, de Ana Saldanha e Yara Kono, editada pela Caminho; 2014 - “Pequeno Livro das Coisas”, de João Pedro Mésseder e Rachel Caiano, editada pela Caminho; 2012 - “A Bicicleta que tinha bigodes” de Ondjaki, editada pela Caminho; 2010 - “O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e Outros Contos de Natal” de Manuel António Pina e Inês do Carmo, editada pela Porto Editora; 2008 - “O Livro da Avó” de Luís Silva, pelas Edições Afrontamento.  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,822,451