Notícias
Central Elétrica é novo motivo de atração no centro de Tomar
Localizado no Complexo Cultural da Levada, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar é um retrato vivo do século XIX, quando a cidade foi uma das primeiras do país a dispor de iluminação pública elétrica.
Foi inaugurado o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar, espaço industrial do século XIX situado em pleno coração da cidade, onde agora passa a ser mais um motivo de atração a par da paisagem deslumbrante e do riquíssimo património histórico.
Com este projeto museológico da responsabilidade do Município, desenvolvido na continuação das ações de reabilitação e requalificação daquele espaço, a Central torna-se a primeira unidade industrial do Complexo Cultural da Levada de Tomar a abrir as portas ao público, dando formalmente início ao seu novo uso cultural.
Dotado nesta primeira fase de uma exposição de longa duração, que apresenta e reflete a memória daquele equipamento industrial nas suas diferentes dimensões materiais e imateriais, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar pretende proporcionar a apresentação e interpretação de diferentes equipamentos de produção de energia elétrica, assim como a história da eletrificação em Tomar.
Neste equipamento se recorda que a Central, inaugurada a 1 de julho de 1901, surgiu com o propósito de fornecer eletricidade às 100 lâmpadas de 16 velas para a cidade, e que Tomar foi uma das primeiras cidades do país, depois de Elvas e Vila Real, a dispor de iluminação pública elétrica. Promovendo a preservação e potenciando a valorização do património cultural, o Município devolve, assim, um legado industrial e testemunho da história do desenvolvimento local à fruição pública.
O Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar vai estar aberto de terça-feira a domingo. Durante o período de Inverno (de Outubro a Março), das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e durante o período de Verão (de Abril a Setembro), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.