"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Município de Loulé reforça centralidade regional em matéria de proteção civil

O concelho de Loulé foi palco das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. 


Num dia de grande importância para toda a região, o Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve em Loulé e Quarteira para inaugurar dois equipamentos de interesse nacional na área da proteção civil e que, como referiu o chefe de Governo, constituem “um excelente exemplo da articulação tripartida entre a Autoridade Nacional, o Município de Loulé e a União Europeia”.

Em Loulé, na recentemente inaugurada Rua Koumba Yalá, junto à Zona Industrial da cidade, a “Cidadela da Segurança e Proteção Civil” fica agora reforçada com a inauguração do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve. Com monitorização permanente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, este edifício é o centro nevrálgico das operações de emergência, proteção e socorro do Algarve. Estas instalações contemplam uma inovadora área para gestão de emergências, com capacidade para acolher o nível de decisão e de processamento de informação dos diversos agentes de proteção civil, em situação ou iminência de acidente grave ou catástrofe, proporcionando um efetivo apoio à decisão suportado numa moderníssima tecnologia de ponta.

O novo edifício nasce de um projeto mais vasto integrado numa candidatura conjunta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e dos Municípios de Loulé e Almeirim ao POSEUR, no âmbito do Fundo de Coesão da União Europeia, e significou um investimento de 1.250.000,00€ (85% financiado pelos fundos europeus e 15% pela Autarquia de Loulé).

O Comando Regional junta-se agora à “Cidadela da Segurança e Proteção Civil” onde se encontram outras infraestruturas de âmbito regional, tirando partido da centralidade de Loulé – no “coração do Algarve” – e das excelentes acessibilidades, nomeadamente a proximidade à A22 e ao Aeroporto Internacional de Faro. É aqui que nasceu, em 1998, o Heliporto Municipal, no âmbito de uma parceria entre o Município de Loulé e o Serviço Nacional de Bombeiros, e que conta hoje com uma das duas bases de helicópteros em serviço permanente da ANEPC.

É também nesta área que se encontra o edifício de Apoio ao Heliporto de Loulé e à Base de Helicópteros em Serviço Permanente. Aqui também se encontra a base do INEM.

A poucos quilómetros da “Cidadela da Segurança”, na cidade de Quarteira, foi também inaugurada neste dia a BAL – Base de Apoio Logístico, uma estrutura de reserva logística regional constituída para apoio e suporte direto ao desenvolvimento e sustentação das operações de proteção e socorro, em especial os meios de reforço nacionais e internacionais, desde o alojamento à alimentação. Esta estrutura tem aproximadamente 3000m2 e é uma das 5 bases existentes no país. Nos 3 pisos que compõem a edificação há alojamento para 120 operacionais, sendo que aqui também fica um grupo de 30 elementos da força especial de proteção civil da ANEPC, funcionando igualmente neste espaço o destacamento dos Bombeiros Municipais de Loulé. “À população de Quarteira e Vilamoura quero também dar nota que a partir de hoje os Bombeiros Municipais terão aqui instalações condignas, dotadas de meios humanos e técnicos capazes de atacar qualquer situação no âmbito da emergência médica e incêndios, a saber: autoescada, veículo de combate a incêndios urbanos, veículo de combate a incêndios rurais, autotanque e ambulância de emergência, assegurando um serviço de 24 horas por dia”, explicou o presidente Vítor Aleixo.

A obra teve um custo de 1.600.000,00, financiados 15% pela Autarquia e 85% pelos fundos comunitários.

António Costa falou da importância dos dois equipamentos especialmente numa altura em que “o processo das alterações climáticas tem vindo a criar novos riscos e a agravar riscos pré-existentes” e em que o Algarve “é uma das regiões mais expostas aos riscos das alterações climáticas: erosão costeira, seca e aumento do risco de incêndio”.

Se a prevenção tem sido uma aposta ganha nos últimos anos, por exemplo através da limpeza dos terrenos e criação de faixas de interrupção, que se refletiu num decréscimo da área ardida, o Primeiro-Ministro acredita ser também fundamental “ter melhores meios e uma boa capacidade de planeamento, de comando e controle, bem como logística para sustentar estas operações”. “Esta BAL é também da maior importância porque significa que, não só os bombeiros da região, mas em particular os grupos de reforço que são deslocados para apoio à região em alguma situação de catástrofe terão uma base onde poderão recuperar, ter o alimento, o enquadramento e a informação necessária para atuar com eficiência no terreno de operações. Será também da maior importância no dia em que seja necessário agir”, sublinhou António Costa.

O chefe de Governo destacou a importância da segurança numa região que vive do turismo. “Quando estamos hoje a investir na segurança estamos também a investir no desenvolvimento económico e social de toda esta região”, frisou ainda.

Já o Ministro da Administração Interna falou das especificidades da região em que a segurança faz toda a diferença, já que constitui não só um “elemento essencial de coesão social e territorial mas também um fator essencial de competitividade, de atração de turistas e de investimento e fator de identidade”. Daí que Eduardo Cabrita tenha salientado o facto desta ser a única região do país em que todos os municípios têm Contratos Locais de Segurança celebrados com a administração central, contribuindo, assim, “para os níveis de criminalidade baixa ou para os 9 milhões de passageiros que o Aeroporto de Faro registou em 2019”.

Já o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, referiu os “importantes investimentos destinados a reforçar a segurança e proteção de pessoas e bens” que têm sido encetados pelo Município, em estreita parceria com outras entidades, nomeadamente: os protocolos celebrados com a Autoridade Nacional Marítima para a construção de um novo Posto da Polícia Marítima e de uma nova Estação Salva-Vidas, em Quarteira; a inauguração do Subdestacamento Territorial da GNR de Quarteira; a inauguração do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Almancil; a inauguração do novo edifício do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil e da Base de Apoio Logístico do Algarve; ações de informação e sensibilização pública para os riscos de cheias, inundações e de incêndios rurais; o programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras” e a aplicação móvel que fornece informações sobre o nível de risco de incêndio registado em tempo real; o programa de vigilância florestal “Voluntariado Jovem”; ou ainda a celebração de protocolos com 16 clubes de caça do concelho de Loulé, que passaram a integrar a equipa de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

No dia em que vários agentes ligados à proteção civil estiveram no concelho de Loulé para participar nestes momentos inaugurais, Carlos Mourato Nunes, responsável máximo da Autoridade Nacional sublinhou a “inequívoca importância de ambas as infraestruturas”, na medida em que “a comodidade e aptidão funcional e tecnológica das mesmas permitirá um robustecimento da capacidade de resposta da ANEPC e dos demais agentes de proteção civil na resposta à inteligência e na prestação do socorro às populações”.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,822,082