Notícias
Trienal 2019 em itinerância internacional | Primeira paragem: Suíça
Após a estreia em Lisboa no âmbito do programa central da Trienal 2019, a exposição Do Lado do Campo é apresentada na galeria Archizoom que integra o campus da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), o reconhecido estabelecimento onde o curador Sébastien Marot leciona a cadeira de História Ambiental.
Este conteúdo expositivo explora a evolução da ligação entre agricultura e arquitetura, duas práticas complementares de domesticação que surgiram em conjunto há cerca de dez mil anos, durante a Revolução Neolítica. Através de uma retrospetiva histórica indispensável no contexto atual de consciencialização ambiental, o filósofo Sébastien Marot apela assim à observação destas disciplinas gémeas.
Pela relevância das questões que levanta, a exposição destina-se não só a arquitetos como a quem se preocupa com a evolução atual do nosso meio ambiente. É para a Trienal da maior importância ampliar o alcance desta rigorosa investigação em que o público pode apreender conceitos como o de permacultura, de ecologia social ou de agroecologia através de uma série de painéis e vídeos com entrevistas a autores e pensadores destas disciplinas, ancoradas numa linha cronológica que ilustra a evolução da agricultura e da arquitetura.
Realizada em co-produção entre Trienal e CCB/Garagem Sul, em Lisboa, entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, a exposição recebeu 8108 visitantes. Este segundo momento de apresentação é o primeiro a fazer parte de uma rota de itinerâncias que está ainda em desenho.
Do Lado do Campo está patente na Archizoom de 27 de fevereiro a 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 17:30 e aos sábados, das 14:00 às 18:00, com entrada livre.
Sobre a Sébastien Marot
Filósofo e professor de História Ambiental na Escola de Arquitetura da cidade e territórios de Paris-Est e professor visitante na Escola de Pós-Graduação em Design de Harvard (no programa liderado por Rem Koolhaas e AMO) e no Politécnico Federal de Lausana. É escritor regular sobre a genealogia das teorias contemporâneas em arquitetura, desenho urbano e paisagismo, além de ser autor de vários livros sobre os mesmos temas. Fez parte da equipa curatorial da Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2019, A Poética da Razão.