"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Corticeira Amorim disponibiliza cortiça para a construção do Serpentine Summer Pavilion 2020

O estúdio de arquitetura sul-africano Counterspace projetou o pavilhão que terá como foco a ecologia e a sustentabilidade no 20.º aniversário da exposição.

Serpentine Summer Pavilion Serpentine Summer Pavilion, exterior


A cortiça será um dos principais materiais utilizados na construção do Serpentine Summer Pavilion 2020, uma das mais importantes exposições de design e arquitetura mundiais. Realizada anualmente em Kensington Gardens, Londres, a exibição contará, então, com cerca de 200m2 daquela matéria-prima fornecidos pela Corticeira Amorim que, em conjunto com outros elementos amigos do ambiente, permitirá corporizar o projeto do trio de arquitetas sul-africanas Counterspace. Recorde-se que esta é a segunda vez que a empresa portuguesa aparece associada à iniciativa depois de uma primeira cooperação em 2012.

A celebrar o seu 20.º aniversário, a sustentabilidade e a ecologia são, pois, as temáticas centrais do Serpentine Summer Pavilion, questões, essas, que inspiraram o trabalho vencedor de Sumayya Vally, Sarah de Villiers e Amina Kaskar. Neste contexto, a escolha dos materiais para a infraestrutura do pavilhão teve em conta uma forte componente ambiental, certeza que resultou na eleição da cortiça como uma das matérias-primas basilares. Na verdade, o facto de estarmos perante um produto 100% natural, ecológico, renovável, reciclável e reutilizável coloca a cortiça em vantagem face a muitas outras soluções.

As três arquitetas de 29 anos, que tencionam utilizar outros materiais sustentáveis como blocos de tijolo reciclado produzidos a partir de lixo da indústria da construção, tornaram-se na equipa mais jovem de sempre a desenhar o Serpentine Summer Pavilion.  O conceito apresentado inspira-se nos principais espaços de convívio da cidade de Londres, com especial foco na vivência das comunidades migrantes, periféricas e suburbanas. Tais locais de recordação, memória e de afeto juntar-se-ão de uma forma única no pavilhão de verão formado por diferentes divisões. Neste ambiente, a cortiça ficará exposta ao olhar dos visitantes, que serão convidados a experienciar as distintas áreas através de ruturas estruturais, mudanças de gradiente e contrastes de cor, textura e densidade. A inauguração do Serpentine Summer Pavilion está prevista para o dia 11 de junho de 2020, fechando portas 4 meses depois, a 11 de outubro.

A parceria com a Serpentine Gallery, a célebre galeria londrina responsável pela iniciativa, repete-se num ano muito especial para a Corticeira Amorim que está a celebrar 150 anos. A primeira vez foi, então, em 2012, no Sepertine Summer Pavilion projetado pelos arquitetos suíços Herzog & de Meuron e pelo ativista plástico chinês Ai Weiwei. Nessa altura, a cortiça foi também um elemento transversal da instalação: com 80m3 de matéria-prima os artistas criaram uma complexa estrutura circular e mais de 100 peças de mobiliário em aglomerado.

Sobre a Corticeira Amorim:

A Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Fundada em 1870, a empresa detém hoje dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes, exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 27 mil clientes. Assentando a sua atuação em fortes credenciais de sustentabilidade com pegada de carbono negativa, a Corticeira Amorim disponibiliza um conjunto de soluções, materiais e artigos para algumas das atividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia, design de interiores, e vinhos, espumantes e espirituosas. Atualmente sob a liderança da quarta geração da família, que cultiva os valores da longevidade, ambição, orgulho, atitude e paixão, os mesmos de sempre destes 150 anos de bem-sucedida história, a empresa investe milhões de euros anualmente em I&D+I, realiza 93% das vendas fora de Portugal e emprega mais de 4400 colaboradores. Acrescentar valor à cortiça, de forma competitiva, diferenciada e inovadora, em perfeita harmonia com a Natureza, é, então, a missão da Corticeira Amorim que em 2018 registou 763 milhões em vendas consolidadas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,822,284