"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Maior percurso mineiro urbano do país" fica no Alentejo e já pode ser explorado

Privilegia o complexo mineiro, o espaço urbano e a paisagem rural e passa a integrar o projeto TransAlentejo, que pretende dinamizar o turismo de natureza.

Foto: Câmara Municipal de Aljustrel


São 12 quilómetros para percorrer a pé, mais ou menos devagar, em que o importante é usufruir do mais recente caminho pedestre. Chama-se “Aljustrel tem uma mina”, fica no concelho do distrito de Beja com o mesmo nome, e propõe um conhecimento mais aprofundado dos principais locais de interesse da vila mineira, “passando por caminhos urbanos, passadiços de madeira e caminhos rurais”, anuncia o município alentejano.

O desafio é lançado aos amantes das caminhadas pela Câmara Municipal, que convida os interessados a desvendarem “os segredos e as riquezas da povoação”, através de passeios “pelas ruelas, praças e monumentos.”

Desta forma “mais sustentável”, vai ser possível apreciar “o património religioso, mineiro, e ligado à atividade agrícola”, proporcionando, por outro lado, o convívio “com as gentes da terra, a sua cultura e identidade”, aponta a autarquia em comunicado.

Com ponto de partida e chegada na antiga escola primária da Avenida, o “maior percurso mineiro do país” já se encontra homologado e registado e surge no âmbito de um projeto mais vasto, denominado TransAlentejo, que pretende dinamizar o turismo de natureza, numa iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo.

O TransAlentejo é constituído por vários percursos pedestres, organizados na zona de influência do Lago Alqueva e do Rio Guadiana, em zonas de proteção especial a nível dos estatutos de conservação da natureza. Sozinho, em família ou com amigos, há diferentes trilhos para percorrer, todos devidamente estudados, mapeados e sinalizados.

Ao projeto associa-se, agora, o município de Aljustrel, com um percurso que privilegia o complexo mineiro, o espaço urbano e a paisagem rural. A sinalética que está a ser instalada corresponde à denominada “Pequena Rota”, de 12 quilómetros, aquela que “é reconhecida e aceite internacionalmente”, uma vez que o percurso, na sua totalidade, pode chegar aos 30 quilómetros.

Entre traços a vermelho e a amarelo, os caminheiros são orientados para um itinerário com um grau de dificuldade baixo e que “está acessível a pessoas com mobilidade reduzida, em equipamentos adequados, e a invisuais, desde que acompanhados”, lê-se, ainda, nesta nota.


por Rosário Silva in Renascença | 20 de fevereiro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,822,235