"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Annie Ernaux na Livros do Brasil com o livro finalista do Booker 2019

Os Anos reconstrói 60 anos da vida de um país, França, e da vida de uma mulher, a própria autora. Eis um envolvente romance biográfico sobre a importância da memória.


Abrangendo um período que vai de 1941 a 2006, Os Anos revela-nos uma história que é simultaneamente universal e pessoal, transversal e intimista, familiar e social. Neste livro, agora publicado na coleção Dois Mundos, relata-se mais de meio século da história do mundo, e em particular da França, e de uma mulher nunca nomeada, mas que se percebe ser a própria Annie Ernaux.

Através de pequenos fragmentos narrativos, por meio da relação entre fotografias, canções, filmes, objetos ou eventos da história recente, a autora tece, mais do que uma desconcertante autobiografia, uma recordação de um coletivo. Porque um homem, ou uma mulher neste caso, não é uma ilha. «Nessa narrativa de anos mais longínquos só havia guerra e fome», conta logo no início da ação, para depois concluir em tom de confissão: «Vivíamos quase na merda. E ríamos.» Mas isso foi no início. Depois veio a juventude e a descoberta da sexualidade, embrulhadas no amor ao próximo dos anos 60. E a política, sempre a política, o materialismo e o progresso tecnológico, origem e compensação de tantos dramas caseiros.

«Entrecruza memórias, sonhos, factos e meditações numa evocação única dos tempos que já vivemos e em que vivemos ainda.»
John Banville

Este livro de Annie Ernaux, inédito em Portugal, mereceu diversas distinções, entre as quais o Prémio Marguerite Duras 2008, em França, o Prémio Strega 2016, em Itália, e a seleção para o Prémio Man Booker Internacional de 2019. Confirmou a autora como uma das mais importantes vozes da literatura francesa deste século.

>> Primeiras páginas

Sobre a Autora

Annie Ernaux
Annie Ernaux, ou Annie Duchesne de nome de batismo, nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. Ingressou na literatura em 1974, com Les Armoires Vides, um romance autobiográfico. Em 2008 edita Os Anos e foi galardoada com o Prémio de Língua Francesa pelo conjunto da sua obra. Recebeu ainda o Prémio Renaudot - em 1984, por Um Lugar ao Sol -, o Prémio Marguerite Yourcenar (2017) e o Prémio Formentor de las Letras (2019). É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita na qual se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história contemporânea. 

Tradução: Maria Etelvina Santos
N.º de Páginas: 200
PVP: 16,60€
Coleção: Dois Mundos
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,965