"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"By the book". Livros e palavra dita no Centro de Arte e Cultura de Évora

Os grandes pensadores, o encontro com as palavras e a valorização da leitura em destaque no ciclo.

Foto: CAC Évora


A atriz Carolina Parreira abre as páginas do livro "Que Emoção! Que emoção?" do filósofo Didi-Huberman.

Carolina Parreira, atriz, criadora e professora de teatro, dá o pontapé de saída par ao ciclo de leituras "By the book", que arranca em Évora na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, no Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

“É um convite a todos para um encontro com as palavras de grandes pensadores ditas ao vivo numa performance de leitura”, explica, numa nota enviada à Renascença, o diretor artístico do CAC, José Alberto Ferreira.

Esta primeira sessão propõe a leitura de excertos de “Que emoção! Que emoção?”, do historiador da arte e filósofo Georges Didi-Huberman, a partir de referências que vão desde a “filosofia clássica, ao cinema, passando pela fotografia, literatura e psicanálise”. Em suma, um olhar sobre a natureza das emoções humanas.

“Não propriamente para as explicar, mas antes para lhes dar voz, para dar ouvidos às perguntas que elas têm para nos propor”, elucida o CAC. O autor “contraria a visão racionalista, segundo a qual as emoções equivalem a fraquezas, num texto onde põe em evidência o caráter social das emoções e o seu potencial de mobilização social”, lê-se.

A atriz eborense Carolina Parreira dá voz a Huberman, um dos grandes pensadores franceses da sua geração, numa “excelente oportunidade para conhecer, também, a outra faceta do trabalho desta atriz que tem já um percurso profissional assinalável, quer no teatro, quer na televisão”, revela José Alberto Ferreira, que faz a curadoria do evento.

Sobre o ciclo de leituras “By the book”, o CAC explica que se pretende interpelar “a contemporaneidade que parte dos nossos dias e se enraíza no longínquo século I a. C.”. Por isso, aos leitores convidados, cabe a missão de tornarem presente uma mensagem inapagável, sobretudo nos tempos que correm.

“Vivemos apressados e parece que o tempo foge, num momento da história em que a imagem se torna omnipresente e frequentemente silencia a palavra”, é sublinhado.

Para o curador, se “o livro parece estar a perder lugar na nossa cultura”, então, “valorizar a leitura, escutar a palavra dita e refletir a partir dela são atos de resistência.”

Este é o desafio do ciclo de leituras “By the book” que começa na quarta-feira, dia 19, a partir das 18 horas, no Centro de Arte e Cultura da FEA.


por Rosário Silva in Renascença | 17 de fevereiro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,822,274