Notícias
Carlos Moedas é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2020
O engenheiro civil, economista e político Carlos Moedas é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2020, uma das mais relevantes distinções nas áreas da ciência e da cultura, no valor de 25 mil euros, que conta com o patrocínio do Banco Santander, através do Santander Universidades.
Nascido em Beja, em 1970, Carlos Manuel Félix Moedas é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, tem um MBA pela Harvard Business School e fez carreira como economista. No entanto, após ter sido Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro no XIX Governo Constitucional (2011-2014), foi como Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência (entre 2014-2019) que se distinguiu nos últimos anos, influenciando claramente o panorama do ensino superior em Portugal e em todo o continente.
A construção de uma rede europeia pró-inovação, investigação e ciência foi um dos marcos do seu mandato, permitindo alcançar um recorde financeiro para a Investigação e a Inovação no programa Horizonte Europa 2021-2027. Atualmente, Carlos Moedas é Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Membro do Conselho de Administração do Instituto Jacques Delors, Membro do Conselho Consultivo da Iniciativa “Futuros da Educação” da UNESCO e Membro do Conselho Consultivo do projeto Reimagine Europa.
O nome do vencedor foi anunciado esta sexta-feira na Reitoria da Universidade de Coimbra pelo reitor Amílcar Falcão, em conferência de imprensa. O galardão vai ser entregue no dia 1 de março, na sessão solene comemorativa do 730.º aniversário da Universidade.
Criado em 2004, o Prémio Universidade de Coimbra distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência. O júri do Prémio é presidido pelo Reitor Amílcar Falcão e tem como vice-presidentes Inês Oom de Sousa, Administradora do Banco Santander Totta, e Domingos de Andrade, Diretor do Jornal de Notícias.