"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Cadernos Técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa 01 e 02 - Autonomia: Infância, juventude e família

Esta publicação terá uma periodicidade quadrimestral.


No ano em que comemora o 521º aniversário, a Misericórdia de Lisboa, através do seu Centro Editorial, orgulha-se de apresentar a coleção Cadernos Técnicos da Santa Casada Misericórdia de Lisboa. Com eles apostamos na partilha do saber e da experiência de quem, dentro ou fora desta instituição, põe a sua vocação e o seu conhecimento ao serviço do “outro”.

O I e II volume tem por base a Autonomia, na infância, juventude e família e pretende partilhar a forma como a Direção de Infância, Juventude e Família (DIIJF) reflete e intervém na promoção da autonomia, sendo esta um eixo central de toda a sua ação.

Num primeiro artigo, elaborado pela Equipa CARE (Projeto de qualificação e reconfiguração das casas de acolhimento da SCML), é apresentada a forma como a autonomia é promovida nas múltiplas áreas de intervenção da DIIJF, assim como a evidência da sua importância em toda a estratégia a implementar, decomposta em respostas transformativas com o objetivo de quebrar ciclos transgeracionais de dependência.

Saúde e Envelhecimento é o tema escolhido para o III volume dos Cadernos Técnicos Santa Casa. 
Sendo Portugal um dos países da União Europeia com uma das maiores percentagens de idosos, a relevância de uma reflexão transversal coloca-se não só como uma necessidade para travar a doença, mas também como uma prioridade no que respeita à promoção da saúde: da prevenção do Alzheimer ao uso das tecnologias pelos mais velhos, da importância da nutrição ou da saúde oral aos cuidados específicos na área da ortopedia.

O IV volume dos Cadernos Técnicos dedica-se a uma área na qual a Santa Casa é pioneira na zona de Lisboa: o desenvolvimento comunitário. O tema, abordado anteriormente noutras publicações da Misericórdia, é aqui retomado pela pena de investigadores de renome e de agentes e dinamizadores na área do desenvolvimento e intervenção comunitária sob múltiplos ângulos, desde o panorama histórico, o desenvolvimento de práticas e teorias a nível local e internacional e a aplicação das dinâmicas comunitárias em projetos da SCML.

Mais do que apresentar o trabalho já realizado nesta área nos últimos anos, este volume leva-nos a questionar sobre como poderemos contribuir para o melhoramento das dinâmicas comunitárias no futuro e, dessa forma, desenvolver uma sociedade onde o bem-estar seja um sentimento coletivo.

Autores Equipa CARE (Capacitar, Autonomizar, Reconfigurar e Especializar) Bruno Vicente (Técnico superior da Direção de Infância, Juventude e Família) Filipe Saramago (Diretor da Casa de Acolhimento de Santa Joana | Centro de Capacitação de Alvalade) João Bicho (Diretor da Equipa de Integração Comunitária) Margarida Cruz (Diretora da Equipa Técnica de Apoio aos Apartamentos de Autonomização) Maria João Regala (Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Psicodramatista) Maria João Goldschmidt Gonçalves (Diretora das Residências Autónomas) Pedro Pereira (Psicólogo da Equipa Técnica de Apoio aos Apartamentos de Autonomização) Rui Lopes (Diretor da Casa de Acolhimento da Boavista).

Coordenação DIRETOR Edmundo Martinho; DIRETOR-ADJUNTO Maria Margarida Montenegro; SUB-DIRETOR Samuel Esteves; COORDENAÇÃO EDITORIAL Dora Santos Rosa; REVISÃO Marta Rosa; COORDENAÇÃO TÉCNICA Direção de Infância, Juventude e Família da SCML.

Ilustrador Cristina Cascais

Editor Centro Editorial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Ano de publicação SCML, 2019
Coleção Cadernos Técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Esta publicação tem PVP de 3.00€ e só se encontra disponível na Loja da Cultura online da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Visitas
100,560,566