"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O século XX em cinema na Casa da Imprensa

Ciclo no cinema Ideal, em Lisboa, apresenta ficções de Kubrick e Polanski, Eles Não Envelhecerão de Peter Jackson e um dos nomeados para o Óscar de Melhor Documentário, Para Sama.

"Para Sama" de Waad al-Kateb e Edward Watts, é um dos cinco nomeados para o Óscar de Melhor Documentário DR "J’Accuse – O Oficial e o Espião", Roman Polanski sobre o “caso Dreyfus” DR "Uma Vida Alemã", o longo depoimento de Brunhilde Pomsel, a secretária de Goebbels DR


“Guerra, História, Memória” — é este o genérico para a 2.ª Mostra de Cinema da Casa da Imprensa, organizada em associação com o cinema Ideal, em Lisboa, e que arranca esta quarta-feira, dia 29. Uma semana de antestreias (mas não só), com sessões diárias às 18h45 naquela sala lisboeta, exibindo filmes — ficções e documentários — sobre as guerras do século XX e as suas consequências.

Será uma oportunidade rara para ver em sala o documentário de Peter Jackson com material de imagem da Primeira Guerra Mundial, Eles Não Envelhecerão, mas também para descobrir Para Sama, da dupla formada pela síria Waad al-Kateb e pelo britânico Edward Watts. Trata-se de um dos cinco nomeados para o Óscar de Melhor Documentário, sobre o conflito que dilacerou a Síria contado na primeira pessoa por uma mãe a uma filha.

O ciclo inicia-se quarta 29 com a antestreia do filme de Roman Polanski sobre o “caso Dreyfus”, J’Accuse – O Oficial e o Espião (que chega às salas já na quinta-feira). Seguir-se-ão, quinta 30, Para Sama; sexta, 31, Eles Não Envelhecerão; e sábado, 1, Torre das Donzelas, de Susanna Lira, as memórias de uma prisão de mulheres durante a ditadura militar brasileira.

Domingo, 2, será a vez de Quem Escreverá a Nossa História?, de Roberta Grossman, sobre os testemunhos dos intelectuais encerrados no Gueto de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial; seguido na segunda, 3, Uma Vida Alemã, o longo depoimento de Brunhilde Pomsel, a secretária de Goebbels, filmado em 2016 e estreado entre nós no Doclisboa.

Esta segunda mostra conjunta entre a Casa da Imprensa e o Ideal encerra terça, 4, com Horizontes de Glória, a ficção de 1956 de Stanley Kubrick com Kirk Douglas, sobre um tribunal marcial na Primeira Guerra Mundial, que ficou como um dos mais potentes filmes anti-guerra do século XX.

Para Sama, Quem Escreverá a Nossa História? e Uma Vida Alemã terão posteriormente estreia comercial e edição em DVD através da Midas Filmes. Os bilhetes das sessões custam €3,50.


por Jorge Mourinha in Público | 28 de janeiro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,824,995