"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Porque deixamos de saber fazer perguntas?

Entre os 2 e os 5 anos, uma criança faz uma média de 40 mil perguntas. Ao longo deste período, o tipo de perguntas vai mudando: deixam de ser sobre factos e passam a ser pedidos de explicações


Por volta dos 4 anos, há uma explosão de ligações (sinapses) entre neurónios nos cérebros das crianças. Essas ligações chegam a atingir um milhão de triliões, ou seja, mais de três vezes o número que se encontra num cérebro adulto.

Porque é que paramos de perguntar? * Porque é que as crianças fazem tantas perguntas? * Porque é que fazer perguntas cai a pique? * Pode construir-se uma escola com perguntas? * Se fomos feitos para perguntar, porque é que é necessário ensiná-lo? * Podemos ensinar-nos, a nós próprios, a fazer perguntas?

Algumas empresas, pioneiras da sua área atuação, têm no seu ADN esta curiosidade infantil, uma energia inesgotável para questionar. Empresas como a Google, a Nike ou a Netflix nasceram e cresceram a partir de perguntas disruptoras.

«Estou convencido de que fazer perguntas é hoje mais importante do que era ontem — e de que será ainda mais importante amanhã —, para nos ajudar a ver o que interessa, onde estão as oportunidades e como é que lá se chega. Ansiamos todos por melhores respostas. Mas, em primeiro lugar, precisamos de aprender a fazer as perguntas certas.»

Warren Berger, jornalista e especialista em inovação, partilha neste livro várias histórias inspiradoras de pessoas e empresas que usaram a interrogação como ferramenta fundamental para encontrar as melhores soluções e atingir o sucesso.

A Arte de Fazer Perguntas (ed. Vogais | 352 pp | 20.99€) mostra como fazer a pergunta certa é o caminho para desencadear ideias audaciosas e oportunidades únicas. A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.

SOBRE O AUTOR

Warren Berger tem acompanhado centenas dos mais destacados inovadores, empresários e pensadores criativos do mundo para aprender como é que eles fazem perguntas, fazem nascer ideias originais e resolvem problemas. Os seus textos e as suas pesquisas sobre a interrogação e a inovação têm sido publicados nas revistas Fast CompanyHarvard Business Review e Wired.

É autor de Glimmer, uma obra internacionalmente aclamada que analisa em profundidade o pensamento criativo e que faz parte da lista de Melhores Livros de Inovação e Design. É presença habitual nos programas televisivos Today Show, World News e All Things Considered (CNN). Vive com a mulher, Laura E. Kelly, em Westchester, Nova Iorque.

Saiba mais sobre o autor: https://warrenberger.com | https://amorebeautifulquestion.com

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,677