"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Porque deixamos de saber fazer perguntas?

Entre os 2 e os 5 anos, uma criança faz uma média de 40 mil perguntas. Ao longo deste período, o tipo de perguntas vai mudando: deixam de ser sobre factos e passam a ser pedidos de explicações


Por volta dos 4 anos, há uma explosão de ligações (sinapses) entre neurónios nos cérebros das crianças. Essas ligações chegam a atingir um milhão de triliões, ou seja, mais de três vezes o número que se encontra num cérebro adulto.

Porque é que paramos de perguntar? * Porque é que as crianças fazem tantas perguntas? * Porque é que fazer perguntas cai a pique? * Pode construir-se uma escola com perguntas? * Se fomos feitos para perguntar, porque é que é necessário ensiná-lo? * Podemos ensinar-nos, a nós próprios, a fazer perguntas?

Algumas empresas, pioneiras da sua área atuação, têm no seu ADN esta curiosidade infantil, uma energia inesgotável para questionar. Empresas como a Google, a Nike ou a Netflix nasceram e cresceram a partir de perguntas disruptoras.

«Estou convencido de que fazer perguntas é hoje mais importante do que era ontem — e de que será ainda mais importante amanhã —, para nos ajudar a ver o que interessa, onde estão as oportunidades e como é que lá se chega. Ansiamos todos por melhores respostas. Mas, em primeiro lugar, precisamos de aprender a fazer as perguntas certas.»

Warren Berger, jornalista e especialista em inovação, partilha neste livro várias histórias inspiradoras de pessoas e empresas que usaram a interrogação como ferramenta fundamental para encontrar as melhores soluções e atingir o sucesso.

A Arte de Fazer Perguntas (ed. Vogais | 352 pp | 20.99€) mostra como fazer a pergunta certa é o caminho para desencadear ideias audaciosas e oportunidades únicas. A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.

SOBRE O AUTOR

Warren Berger tem acompanhado centenas dos mais destacados inovadores, empresários e pensadores criativos do mundo para aprender como é que eles fazem perguntas, fazem nascer ideias originais e resolvem problemas. Os seus textos e as suas pesquisas sobre a interrogação e a inovação têm sido publicados nas revistas Fast CompanyHarvard Business Review e Wired.

É autor de Glimmer, uma obra internacionalmente aclamada que analisa em profundidade o pensamento criativo e que faz parte da lista de Melhores Livros de Inovação e Design. É presença habitual nos programas televisivos Today Show, World News e All Things Considered (CNN). Vive com a mulher, Laura E. Kelly, em Westchester, Nova Iorque.

Saiba mais sobre o autor: https://warrenberger.com | https://amorebeautifulquestion.com

Visitas
100,560,639