"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"As aves não têm céu", novo romance de Ricardo Fonseca Mota

Ricardo Fonseca Mota, «escritor-revelação que promete ir longe nos horizontes da literatura», como afirmou Mário Assis Ferreira aquando da atribuição do Prémio à obra Fredo, em 2015.


Em As aves não têm céu, o autor apresenta-nos a história de um homem dolorosamente consumido pelo seu passado, marcado pela morte da única filha, e pelo que resta dessa tragédia familiar: o peso da culpa. Numa linguagem lírica e experimentalista, em que a prosa se aproxima por vezes da poesia, Ricardo Fonseca Mota, também psicólogo clínico, explora assim a alma humana em toda a sua dimensão, num romance a vários níveis desconcertante.

Sobre o livro
Um homem vagueia pelas noites insones, revisitando o passado e a culpa que lhe vai consumindo os dias. A mulher trocou-o por outro e levou consigo a sua única filha, ainda pequena. Na semana de férias em que finalmente pode estar com ela, sofrem um acidente de viação que resulta na morte da filha.
A culpa e o passado cruzam-se neste romance feito de gente que vive no escuro, como o taxista que várias vezes apanha este pai e o transporta pela cidade silenciosa, e os dois companheiros com quem desde a morte da filha partilha o espaço.
Vencedor do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2015, Ricardo Fonseca Mota regressa à ficção com As aves não têm céu, um romance lírico que vem dar voz às sombras que se escondem nos recantos mais obscuros da alma humana. 

Sobre o autor
Ricardo Fonseca Mota

Nasceu em Sintra em 1987, cresceu em Tábua e acabou de crescer em Coimbra. O seu primeiro romance, Fredo, venceu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís em 2015, foi semifinalista do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa em 2017, e está traduzido e publicado na Bulgária. Representou Portugal na 17.ª edição do Festival do Primeiro Romance, em Budapeste. As aves não têm céu é o seu segundo romance. Formado pela Universidade de Coimbra, é autor, psicólogo clínico e promotor cultural.

Sobre Fredo, romance de estreia:

«Fredo, de Ricardo Fonseca Mota, é um romance prometedor narrado na primeira pessoa, numa linguagem sóbria assente num registo pessoal, quase confessional.»
Guilherme d’Oliveira Martins

«Os diálogos são talvez a parte mais complicada em ficção. Ricardo Fonseca Mota fê-los de forma exímia em Fredo, o que é muito raro num romance de estreia.»
João Tordo

«A maturidade emocional é o principal mérito deste livro.»
Bruno Vieira Amaral

«Fredo é efectivamente um romance que revela uma voz autoral. […] Ricardo Fonseca Mota trabalha com o lado menos visível das pessoas e faz dele a base para o seu romance de estreia.»
José Mário Silva, Expresso 

Lançamento: 16-01-2020
N.º de páginas: 184
PVP: 16,60€ 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,337