"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Academia Nacional de Belas Artes promove Curso Livre de Desenho

O curso será ministrado pelo Prof. Escultor António Pedro Ferreira Marques, (Docente universitário).


O Desenho aspira, originalmente, à condição aspectual inovadora, como arte e como disciplina do olhar e da forma. Este curso destina-se a despertar o desejo de atingir essa condição, através do conhecimento teórico-prático e do desenvolvimento da experiência gráfica, num quadro diversificado de tendências e modos operativos.

O Curso que agora se inicia assenta numa linha de orientação pedagógica da Academia que valoriza a qualidade do desempenho, no plano da correção técnica, sem prejuízo do carácter subjetivo da expressão gráfica individual.

Pretende-se, assim, promover um processo de educação estético-visual que respeita as diferenças de atitude e de comportamento, tendo em conta a natureza das competências vocacionais técnicas e artísticas de cada aluno.

Ancorado nas relações de FORMA, IDEIA e CONTEÚDO, o curso permite criar novas competências, numa perspetiva dialógica, que cruza o conhecimento dos formulários da representação com a originalidade da conceção e da expressão criativa. Aponta, assim, para um processo de ensino-aprendizagem em que a “ciência” do desenho e a abertura poética da experiência artística contribuem para a formação integral do aluno e para o desenvolvimento de uma atitude crítica, perante as correntes sociais, estéticas e culturais do passado e do presente. 

I
Conceitos de desenho: pares conceptuais (analógico/digital; autónomo/integrado; artístico/científico; sensível/diagramático; descritivo/inventivo).
Desenhos e desenhadores, da Antiguidade aos nossos dias (Registos Parietais; Ostraka e Papiros; Lécitos Atenienses; Roma, Herculano e Pompeia, Adhémar de Chabannes, Hildegarda de Bingen, Villard de Honnecourt, Pisanello, Jacopo Bellini; Leonardo, Rafael, Pontormo, Dürer, Anibale Carracci, Poussin, Claude Lorrain. Rubens, Rembrandt, Canaletto, Guardi, Watteau, Boucher, Fragonard, Goya, Prud’hon, Ingres, Delacroix, Daumier, Toulouse-Lautrec, Picasso, Escher, R Kitaj, D Hockney, Claudio Bravo.
Desenho e Desenhadores, em Portugal. Do Renascimento à Atualidade: Francisco d’Holanda, Vieira Lusitano, Vieira Portuense, Domingos António Sequeira, Pousão, Almada, Abel Manta, Luís Filipe Abreu, Lima Carvalho.

II
Métodos e técnicas materiais de desenho
:
1) Método da cópia; método Geométrico; método do borrão; método epistolar; método Natural, método da lateralidade.
2) Técnicas secas, líquidas e mistas (monocromia; bicromia; policromia).
Técnicas conceptuaisBlock-in, enquadramento, escala, proporção, ritmo, peso, equilíbrio. Contraste. Perspetiva visual. Escorço. 
Técnicas procedimentaisDouble-line, stippling, blending, hatching, crosshatching.
Materiais de suporte (técnicas secas; técnicas líquidas).
Instrumentos gráficos (técnicas secas; técnicas líquidas).

III
Disposições operativas procedimentais
: posição do suporte, postura do desenhador, manuseamento dos instrumentos.
Elementos morfológicos: ponto, linha, superfície, valores lumínicos, padrões e texturas.
TemáticaFigura Humana (estrutura e movimento; estereometria, anatomia, antropometria, teoria das proporções), Retrato (anatomia; cefalometria; grande e pequeno rosto; frente, perfil, três-quartos), Paisagem Natural e Paisagem Urbana (linha do horizonte, ponto de vista, visão serial, luz, seleção e interpretação dos motivos), Natureza-morta (ponto de vista, forma, espaço, luz natural, luz artificial), Animais (estrutura básica, movimento repetitivo, registos simultâneos), Plantas (ponto de vista, forma global e pormenor, luz, simplificação, acentuação, tradução gráfica).
Composição (ensaios compositivos, variação de escala, transfiguração)

Bibliografia 
CLIMENT, C. P., LANCE, M. M. (2007). Las proporciones humanas y los cánones artísticos. Editorial UPV, Valencia.
COUSIN, J. (1595). L’Art de Dessiner. ParisDavid Leclerc.
COZENS, A. (1785). A New Method of Assisting the Invention in Drawing Original Compositions of Landscape. London.
CURTIS, B. (2015). Desenho de Observação. Porto Alegre: AMGH.
D’ENFERT, R. (2003). L’Enseignement du dessin en France. Paris: Éd. Belin.
EDWARDS, B. (1999). Drawing on the right side of the brain; a course in enhancing creativity and artistic confidence. New York: Tarcher/Putman.
GOLDSTEIN, N. (1999). The Art of responsive drawing. New Jersey: Prentice-Hall.
HALE, R. B. (1989). Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson Gupil.
HOLANDA, Francisco de, [1548] (1983). Da Pintura Antiga. (introdução e notas de Angel Garcia), Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
HUTTER, H. (1968). Drawing. History and Technique. London: Thames & Hudson.
ITTEN, J. (1977). Le Dessin et la forme. Paris: Dessain et Tolra.
LAIRESSE, G. (1687). Princípios do Desenho. Paris.
LEYMARIE, J., MONNIER, G., ROSE, B., (1970). Le Dessin, Histoire d’un Art. Genéve: Skira
LHOTE, A. (1979). Traités du paysage et de la figure. Bernard Grasset Editeur, Paris.
MARQUES, A. P. (2009). Blotting, Bluffing Nature in Arte e Natureza (Coord. José Quaresma). Lisboa: FBAUL.
MARQUES, A. P. (coord.), (2012). Desenhar, Saber Desenhar. Lisboa: FBAUL.
MAUGHAN, W. (2004). The Artist’s Complete Guide to Drawing the Head. New York: Watson-Guptill Publications.
MAYNARD, P. (2005). Drawing distinctions, the varieties of graphic expression. Cornell University Press.
MOLINA, J. G. (coord.), (1999). Estratégias del Dibujo en el Arte Contemporâneo, Madrid: Cátedra.
MOLINA, J. G., CABEZAS, L., BORDES, J., (2001). El Manual de Dibujo: Estratégias de su Enseñanza en el siglo XX. Madrid: Ediciones Cátedra.
MOLINA, J. G. (2005). Los nombres del dibujo, Madrid: Cátedra.
MOSSI, A. F. (1999). El Dibujo. Enseñanza Aprendizaje. Editorial UPV, Valencia.
NICOLAIDES, K. (1969). The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin Company.
PIGNATTI, T. (1982). Le Dessin dans l’histoire de l’art. Paris: Celiv.
RICHER, P. (1996). Traité d’anatomie artistique. Bibliothèque de l’Image.
RUDEL, J. (1992). La technique du dessin. Presses Universitaires de France.
RUSKIN, J. (1991). The Elements of Drawing in Tree Letters to Beginners. London: The Herbert Press.
RYDER, A. (2000). The Artist’s Complete Guide to Figure Drawing. New York: Watson-Guptill Publications.

Informações
Inscrições
: até 15 de janeiro 2020

Calendário do Curso: fevereiro: 8, 15, 22, 29; março: 7, 14, 21, 28; abril: 4, 18; maio: 2, 9, 16, 23 e 30; junho: 6, 20, 27; julho: 4, 11, 18, 25.

Condições de acesso:
Idade mínima: 18 anos.
Habilitações literárias mínimas: 12º ano de escolaridade.
Entrevista e portefólio a realizar entre 18 a 25 de janeiro.

Creditação da formação: 3 ECTS. Estão a decorrer contactos para a obtenção de acreditação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Avaliação: inicial, média e final.

Parâmetros de avaliação: conhecimento, procedimento, atitude, interesse, assiduidade.

Número de vagas: máx. 20 alunos; mín. 15 alunos

Duração do curso: 1 semestre (As aulas terão início no dia 8 de fevereiro de 2020 e terminam a 25 de julho de 2020).

Horário semanal: das 10h-13h aos sábados

Inscrição: 90 €; o pagamento da inscrição só será efetuado em caso de admissão ao curso.

Mensalidade: 90 € por mês; pagamento até ao dia 8 de cada mês, por transferência bancária (NIB Academia Nacional de Belas Artes, cheque ou numerário)

Materiais do curso: serão adquiridos pelos alunos e a seu encargo (exceto cavaletes), e serão definidos na primeira aula (prancheta, bloco A2 e A4, grafite, carvão, sanguínea, borracha).

Contactos (inscrições e informações): Pedro Gaurim Fernandes: (Técnico Superior ANBA) Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 1200-005, Lisboa
pedrogaurim@academiabelasartes.pt; telemóvel: 967 920 691  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,824,808