"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Desencaminharte 2018 – Filme e livro disponíveis online

Um ano passou desde que se começaram a erguer dez intervenções artísticas permanentes no Alto Minho, na forma de leitores de paisagem. 


Em conjunto com os dez municípios da região, havia sido repensado e reestruturado um novo modelo de trabalho para a segunda edição de um projeto experimental de arte em rede, focado na valorização do território enquanto património cultural e natural.

Ao longo deste processo, curto mas desafiante, criaram-se novas relações no território, pelo gesto de cada autor e pelo impacto de cada intervenção. Sem olhar aos limites que o definem, construiu-se uma nova forma de ver o território a partir da relação entre estas obras.

Sob um olhar íntimo e pessoal, resultou o filme “Trilho” de Miguel C. Tavares, desenhado ao longo do tempo, calcorreando o espaço em várias incursões pelo Alto Minho. Uma visão ficcionada e desconstruída de um novo roteiro sobre a paisagem e da arte aplicada ao lugar.

Deixa no fim uma sensação de fugacidade, breve memória das intenções que aqui se lançaram para o futuro.

visite o projeto completo em www.desencaminharte.altominho.pt

Já está disponível online o filme "Trilho", de Miguel C. Tavares, um registo sensorial que pretende traduzir a essência e amplitude que foi o projeto Desencaminharte 2018, acompanhando ao longo de vários meses a construção das dez intervenções no Alto Minho. Nesta narrativa, o território é o ponto de partida para uma análise poética sobre arte, paisagem e memória. Veja o filme aqui

O livro "Arte aplicada ao Lugar – Desencaminharte 2018", recentemente seleccionado para fazer parte do conjunto dos 17 candidatos portugueses no concurso internacional Best Book Design From All Over the World 2020, da Stiftung Buchkunst, já se encontra disponível para consulta aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,148,581