"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jorge Palma com álbum novo em 2020

É primeiro álbum de originais em nove anos. Músico já tem oito canções escritas.


O novo álbum de originais de Jorge Palma, o primeiro desde 2011, sai em 2020 e já tem oito canções escritas, embora os vários espetáculos que tem dado venham complicar a sua concretização, assumiu o músico.

É o primeiro álbum de originais em nove anos, mesmo se a concretização do projeto "tem sido o diabo, porque tem havido muito trabalho" em concertos.

"Já tenho sete canções mais este Expresso de Outono [novo tema tocado na digressão homónima] mas agora é acelerar aqui os motores, eu tenho estado no máximo de calma. Esta semana que vem, apesar de ter um concerto na sexta, terça, quarta e quinta vai ser para trabalhar, trabalhar mesmo [no novo disco]", afirmou Jorge Palma.

O cantor e compositor, que em 2020 celebra 45 anos da edição do seu primeiro álbum, "Com Uma Viagem na Palma da Mão", editado em setembro de 1975, confirmou que o seu processo de criativo "é caótico" e que funciona "um bocado por impulso, por instinto".

"Há pessoas que escrevem todos os dias, eu devia fazer isso, mas não faço. Mas apetece-me agora, tenho alguns assuntos para abordar", afirmou. Não adianta para já quais, justificando-se com o tal processo criativo muito próprio, que "está um bocado em turbilhão", com "apontamentos por todo o lado" e memorandos de voz no dictafone.

As mais recentes colaborações em Portugal incluem Mariza e uma música escrita por Jorge Palma "que há de sair", Carlos do Carmo, para quem compôs recentemente, e os Linda Martini que estão a ultimar uma versão de "Frágil", disse o músico.

E quando se lhe pergunta com quem gostaria de trabalhar no estrangeiro, Jorge Palma faz uma pausa, descarta à partida, com uma gargalhada, uma das suas referências, Bob Dylan - "o Dylan não tem pachorra para mim" - e confessa que "adorava" fazer um dueto com Paul Simon.

E via-se "perfeitamente" num ‘duelo' ao piano com Tom Waits, talvez até com uma versão portuguesa de "Innocent When You Dream", ou outra música qualquer do músico e compositor norte-americano.


por Lusa e Renascença | 16 de dezembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,824,860