"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

50.000 pessoas na 1ª Porto Design Biennale

A Porto Design Biennale mobilizou cerca de 50.000 pessoas ao longo de 81 dias, num vasto programa que integrou cerca de 300 projectos e 60 eventos como exposições, workshops, performances, instalações e conversas, apresentados em 37 espaços das cidades do Porto e Matosinhos.


Promovida pela Câmara Municipal do Porto, pela Câmara Municipal de Matosinhos e organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, esta 1ª edição decorreu entre 19 setembro e 8 dezembro de 2019 com curadoria-geral de José Bártolo, com o tema Post Millennium Tension.

No ano da sua estreia, a Porto Design Biennale mostrou o design como campo disciplinar central para a observação do mundo contemporâneo, capaz de tematizar dimensões sociais e políticas, éticas e ecológicas, culturais e tecnológicas, económicas e ontológicas. Relevou igualmente o design como prática de cruzamento de fronteiras, de interações disciplinares, de activação de parcerias amplas e diversificadas. Demonstrou ainda a vitalidade do design português, mostrando a prática profissional, o ensino, a crítica, a indústria e a relevância das propostas curatoriais no contexto nacional. Procurou-se construir um programa resultante da investigação e do pensamento, da produção e acção sobre as tensões contemporâneas, pressupondo uma vontade de as identificar, analisar, debater e modificar.

Destacam-se as 17 exposições, 22 workshops e 25 conferências/apresentações, envolvendo 20 curadores e 310 participantes de 18 nacionalidades.

Entre Setembro e Dezembro, a Biennale constitui-se como uma escola informal onde se trocaram conhecimentos e se testaram modelos pedagógicos. Foram realizadas 35 visitas orientadas, maioritariamente a grupos do ensino superior, num total de mais de 2000 visitantes.

Procurou-se também fazer da bienal um grande fórum, expandido o campo do design, miscigenando-o com outras disciplinas, cruzando o conhecimento histórico com visões futurológicas e convocando alguns dos mais instigantes nomes no campo do design, da arquitetura e do pensamento crítico. Foram organizadas 25 conferências/apresentações e testados novos formatos de conferência: desde o modelo de unconference à conferência performativa ou ao jantar performativo.

Este evento não poderia ter lugar sem um território pensante, sem uma aposta intermunicipal e uma estratégia pública para o design. A Biennale fez-se no território e com o território, activando 37 espaços do Porto e Matosinhos, esbatendo as diferenças entre os concelhos metropolitanos.
Na cerimónia de encerramento — que teve lugar no passado dia 8 de dezembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos — os autarcas dos municípios promotores – Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, e Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos – anunciaram que a próxima edição será apresentada em março de 2020.

Para os autarcas é unânime que a estreia da Porto Design Biennale conquistou um novo estatuto para o design. Os municípios mantêm por isso a aposta na disciplina como elemento distintivo destas cidades, valorizado pelos sectores empresarial e político numa perspetiva transversal que vai da cultura à economia.

A próxima edição da Porto Design Biennale terá lugar em 2021.

portodesignbiennale.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,827,170