"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Pelas tascas de Lisboa para celebrar a cultura do prato do dia

Neste livro, trinta autores prestam homenagem à tasca, restaurante popular, acessível e essencial para a cultura local lisboeta.


Através de fotografias, textos e ensaios gráficos, revêem-se as últimas cinco décadas de história destes locais que, de carvoarias a tabernas, de adegas a casas de pasto, de mercearias a tascas, são ainda hoje centrais nas manifestações da nossa experiência urbana quotidiana. Estes restaurantes já não são as tascas de um imaginário coletivo, mas sim as que se atualizaram ao ritmo a que a cidade se foi moldando.

E é exatamente a partir da vontade do Frame Colectivo - atelier de arquitetura sediado em Lisboa especializado na pesquisa e criação colaborativa entre arquitetura, urbanismo e arte - de criar um projeto experimental que explorasse uma leitura da cidade contemporânea a partir das suas cozinhas mais populares e acessíveis que este livro surge. O mapeamento arquitetónico, social e urbano quis-se heterogéneo e encontrou naturalmente na fotografia e nos ensaios a forma mais eficaz de tentar fazer uma arqueologia destes locais.

Assim como a escolha das tascas, o grupo de artistas convidados pelo Frame Coletivo é também deliberadamente heterogéneo na sua diversidade geracional, de género e de especialização, sendo que todos têm um forte trabalho de documentação artística com uma ligação acentuada ao urbano e às pessoas.

Através das suas fotografias somos levados ao interior destes locais incontornáveis da comensalidade diária, onde podemos observar os momentos quotidianos como a preparação dos pratos, a partilha, os sabores e o espaço em si. Cada fotógrafo teve como objeto uma tasca - 21 no total - em variados bairros e zonas da capital. Por exemplo, Luís Pavão retratou o Cantinho do Aziz, na Mouraria; Valter Vinagre esteve na Tasca do Gordo, em Belém; Augusto Brázio fotografou as pessoas na Tasquinha da Isilda, na Mouraria; Vera Marmelo, parou na Maçã Verde, em Santa Apolónia.

Em paralelo, sete autores criaram conteúdos complementares com base num blog de intercâmbio que alberga entrevistas, referências, imagens e diversas pesquisas. Estes ensaios curtos focam aspetos particulares do universo das tascas, a partir da área de investigação pessoal de cada um. O geólogo Álvaro Domingues apresenta, com humor, uma contextualização histórica da tasca europeia ao passo que a jornalista e realizadora Maria João Guardão enquadra "O das Flores" na atual e preocupante situação, tanto das tascas como de toda a cidade de Lisboa, em que uma forte vaga de despejos afeta o património social e cultural da cidade. Já o conceituado artista angolano Kiluanji Kia Henda apresenta um ensaio gráfico partilhado com Délio Jasse, que retrata a sua experiência pessoal como comensal do Zé dos Cornos, na Mouraria.

[TASCAS] Pelas Tascas de Lisboa é um trabalho de partilha que, através de vários ângulos, disciplinas e estéticas, procura afastar generalizações simplistas sobre esta herança comensal, mostrando e refletindo sobre a sua (sobre)vivência numa cidade fortemente ameaçada pela turistificação e gentrificação que acentua a grande velocidade a desigualdade social.

Estamos em Lisboa, mas independentemente da origem de cada um de nós, existem familiaridades e afetos que nos fazem sentir em casa.

Fotógrafos (por ordem alfabética) 
Nuno Andrade / Beatriz Banha / Catarina Botelho / Augusto Brázio / Tiago Casanova Catarina Osório de Castro / Paulo Catrica / Margarida Correia / Luísa Ferreira
Maura Grimaldi / Céu Guarda / Joana Hintze / Pedro Letria / Joana Linda / Vera Marmelo / Rui Dias Monteiro / Luís Pavão / Pauliana Valente Pimentel / Maria do Mar Rêgo / Francisca Veiga / Valter Vinagre

Autores (por ordem alfabética) 
Inês Brasão / Eduardo Brito / Álvaro Domingues / Délio Jasse / Kiluanji Kia Henda / Filipa Valladares / Maria João Guardão / Patrícia Azevedo da Silva / Maribel Mendes Sobreira 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,554