Notícias
O primeiro festival de caminhadas da Arrábida chega na Primavera
Há a grande rota pela serra e caminhadas com história e vistas de tirar o fôlego. As inscrições estão abertas.
Caminhar por trilhos arqueológicos com vista para a Serra da Arrábida? Vai ser possível no Arrábida Walking Festival na Primavera, de 27 a 29 de março de 2020. As inscrições já estão abertas com um preço especial até ao final do ano.
Palmela é o ponto de partida para explorar a Serra da Arrábida. A Grande Rota Arqueológica faz-se em sete percursos, num total de mais de 100 quilómetros.
O pontapé de saída do festival será o Percurso entre Castelos, com partida do Castelo de Palmela e paragens nos conventos de São Paulo e dos Capuchos. Em todos eles está incluído o transporte desde o centro de Palmela até ao ponto de partida do trilho. No sábado, 28 de março, acontecem em simultâneo passeios pelas Serras de São Francisco, Pinheirinhos e do Louro.
Às caminhadas alia-se o património. O trilho pela Serra da Arrábida na tarde do segundo dia de festival inicia-se no Palácio da Bacalhôa, antiga propriedade da casa real portuguesa. Em simultâneo, o passeio pela Serra da Azóia vai visitar o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel.
No domingo, para dar descanso aos caminhantes, os três passeios terão lugar apenas durante a manhã. A caminhada pela Serra de São Luís parte da ermida homónima, depois uma visita para conhecer as lendas que a rodeiam. Sem ignorar o passado arqueológico, o percurso pelo Cabo Espichel vai explorar as arribas da Praia das Bicas onde se guardam importantes jazidas de fósseis.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em duas modalidades: passe festival ou bilhete simples. Até 31 de dezembro, o bilhete para vários passeios custa 20 euros. Já um passeio apenas fica por 12 euros. Além das caminhadas, o bilhete inclui ainda um kit oferta e um seguro de acidente pessoal.
O evento é organizado Biotrails, em parceira com o Município de Palmela, e conta com o patrocínio da Quinta do Piloto, do Município de Setúbal e da Setúbal Portugal Bay.
in Público | 15 de novembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público