"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Portugueses poderão escolher nome para estrela e exoplaneta

Consulta pública decorre até 14 de novembro; oito propostas disputam certame promovido pela União Astronómica Internacional.


A iniciativa global IAU100 Name ExoWorlds, promovida pela União Astronómica Internacional (IAU) em comemoração do seu 100º aniversário, permitirá ao grande público atribuir um nome popular a um exoplaneta selecionado e à sua estrela hospedeira. Em Portugal, a fase final da campanha decorre esta semana.

Nos últimos anos, os astrónomos descobriram milhares de planetas e sistemas planetários a orbitar estrelas próximas. Alguns são pequenos e rochosos como a Terra, outros são gigantes gasosos como Júpiter. Acredita-se que a maioria das estrelas no Universo possui planetas em órbita e que alguns deles poderão ter características físicas semelhantes às da Terra.

A IAU é a autoridade responsável por atribuir nomes e designações oficiais aos corpos celestes. Ao celebrar 100 anos dedicados a incentivar a colaboração internacional (IAU100), a IAU deseja, com este importante sinal de identidade global, contribuir para uma maior confraternização entre comunidades. Esta é a segunda vez na história que é lançada uma iniciativa deste tipo.

As Campanhas Nacionais estão a decorrer em 115 países. Em Portugal, a Campanha Nacional está a ser organizada pelo Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO), sob a chancela da Sociedade Astronómica Portuguesa (SPA). A primeira fase decorreu durante o mês de outubro, e recebeu mais de 50 propostas oriundas de escolas, universidades, clubes de astronomia e agremiações culturais.

As oito melhores propostas foram selecionadas pelo comité organizador e estão agora sujeitas a votação popular. Para votar, aceda o sítio web. A votação encerra em 14 de novembro e o par de nomes vencedores será anunciado em meados de dezembro pela IAU.

Mais Informações

IAU
A IAU (International Astronomical Union) - União Astronómica Internacional - é uma organização que reúne mais de 13 500 astrónomos profissionais de mais de 100 países. A sua missão é promover e salvaguardar a astronomia em todas as suas vertentes, incluindo investigação, comunicação, educação e desenvolvimento, através da cooperação internacional. A IAU é também a autoridade internacionalmente reconhecida para atribuir designações aos corpos celestes e às suas características de superfície. Fundada em 1919, a IAU é a maior organização profissional de astrónomos do mundo.

NUCLIO
O Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO) é uma organização sem fins lucrativos criada por astrónomos profissionais com o objetivo de promover a divulgação e o ensino da ciência. O NUCLIO coordena o Programa Galileo Teacher Training (GTTP), um dos maiores programas de formação de professores do mundo, com a participação de mais de 100 países. Desde a sua génese, a organização já envolveu mais de 10000 estudantes e 3000 professores a nível nacional. Em Portugal, o NUCLIO é responsável por grandes projetos nacionais e internacionais de cariz educativo, como o Astronomers Without Borders, Dark Sky Rangers, Escolas Digitais, Frontiers, Go-Lab, GO-GA (Go-Lab Goes Africa), IASC - Campanha Internacional de Pesquisa de Asteroides, iDiverSE, IAU100, Inspiring Science Education, Our Space Our Future, OSOS, PLATON, PLOAD, Stories of Tomorrow e Science on Stage.

Links 
Site NameExoWorlds
Site IAU100
Site Campanha Nacional 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,827,071