Notícias
Teatro Nacional São João estreia-se em Cabo Verde
Apresentação de Bella Figura assinala a primeira vez que o TNSJ leva uma produção própria a um país africano de língua oficial portuguesa.
É já esta noite que o Teatro Nacional São João (TNSJ) abre a 25ª edição do Mindelact, o mais importante festival de artes cénicas da África Ocidental e um dos mais importantes de todo o continente africano. Depois de ter sido apresentado na semana passada, em Madrid, Bella Figura – espetáculo a partir do texto de Yasmina Reza, com encenação de Nuno Cardoso, diretor artístico do TNSJ – chega agora ao Centro Cultural do Mindelo. Esta é, assim, a primeira vez que o TNSJ apresenta uma produção própria num país africano de língua oficial portuguesa e é o primeiro resultado do programa de cooperação assinado em setembro pelo TNSJ, Ministério da Cultura de Portugal e Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.
A apresentação de Bella Figura é seguida pela estreia de Achadiço (quinta-feira, às 19h30, no Alaím), um solo do diretor artístico do TNSJ concebido especialmente para Cabo Verde, um misto de conferência, performance e aula autobiográfica sobre teatro e dramaturgia. Além das apresentações em Mindelo (ilha de São Vicente), os dois espetáculos também poderão ser vistos na Cidade da Praia (ilha de Santiago), capital do país: Bella Figura, no sábado, dia 9 de novembro, no Auditório da Assembleia Nacional; e Achadiço, no dia 10, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.
A presença do Teatro Nacional São João em Cabo Verde faz-se ainda de audições a atores cabo-verdianos, visando o desenvolvimento de um novo projeto partilhado pelos dois países, a anunciar no início do próximo ano. Relembre-se que, no início da temporada 2019/2020, o TNSJ definiu a internacionalização como um dos eixos-chave, reforçando o intercâmbio no quadro europeu e alargando a sua ação a outros territórios.