"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Paisagem com mulher e mar ao fundo" regressa às livrarias

Romance de Teolinda Gersão em que a guerra e a ditadura são protagonistas, através da voz de uma mãe que perde o filho no Ultramar. 


Publicado em 1982, este é um romance sobre uma mãe que perde o filho na guerra do Ultramar e que vê o marido ser perseguido pela PIDE. Uma mulher igual a tantas outras, que vive tempos de angústia e medo, mas cuja voz se ergue contra uma sociedade dominada pela opressão.
«O fascismo, tal como nos surge neste livro, é uma figura [...] do jogo de forças. Se, por um lado, isso o abstratiza [a referência é O. S.], por outro, revela-o a uma luz desconhecida na nossa ficção.»
Eduardo Prado Coelho

Sobre o livro
Paisagem com mulher e mar ao fundo
Portugal. O ultramar. Um retrato de Salazar e do país durante a ditadura. Uma mulher, mãe, que perde um filho na guerra colonial, a mais injusta e absurda de todas as guerras. A sua voz é a de todos os que, durante mais de quatro décadas, foram silenciados pelo poder do opressor.
Publicado originalmente em 1982, este é um romance que importa revisitar para lembrar ao leitor que houve um tempo em que o mar era paisagem árida e Portugal um país que calava e obedecia. 

Sobre a autora
Teolinda Gersão
Estudou nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde leccionou Literatura Alemã e Literatura Comparada. Viveu três anos na Alemanha, dois em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique e a cidade de Lourenço Marques, onde decorre o romance A árvore das palavras. É autora de 17 livros e a sua obra encontra-se traduzida em 14 países. Considerada uma das maiores escritoras portuguesas da actualidade, foi galardoada com os mais prestigiados prémios literários nacionais, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio do PEN Clube (1981 e 1989), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco e o Prémio Fernando Namora (1999 e 2015).
Foi escritora residente da Universidade de Berkley em 2004.
Alguns dos seus contos e livros têm sido adaptados ao cinema e ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia.
Em 2018 foi-lhe atribuído o Marquis Lifetime Achievement Award. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,415