"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Os filmes de Peter Handke, Prémio Nobel da Literatura 2019

O escritor, argumentista e realizador PETER HANDKE acaba de ser anunciado como o Prémio Nobel da Literatura 2019.


Poderíamos dizer que Peter Handke é um autor muito cá de casa. Paulo Branco produziu o seu filme L’Absence / A Ausência (1993) e foi também o produtor de Les Beaux Jours d’Aranjuez / Os Belos Dias de Aranjuez (2016), o filme que Wim Wenders realizou a partir da peça homónima que Handke lhe ofereceu, o primeiro dos seus livros escrito por ele em língua francesa (onde o escritor tem um cameo).

Handke tem tido também uma presença regular no LEFFEST — Lisbon & Sintra Film Festival, de que Paulo Branco é o diretor. Aqui esteve nas edições de 2009, 2011, 2014 e 2016. O festival exibiu os seus filmes, Handke participou em conversas e fez parte do júri do Prémio Meo, a competição das curtas-metragens das escolas de cinema europeias em 2014, ano em que o festival organizou uma sessão de leitura de textos seus pela atriz Sophie Semin. Ainda nesse ano, Tiago Guedes encenou, para o festival, a peça Os Belos Dias de Aranjuez, com os actores Isabel Abreu e João Pedro Vaz. Essa peça seria também publicada em livro pela editora Documenta, com tradução de Maria Manuel Viana.

A Leopardo Filmes distribuiu em sala, em 2017 (sairá brevemente em dvd), numa cópia digital restaurada, o seu filme Die Linkshändige Frau / A Mulher Canhota (1978).

Peter Handke e Wim Wenders construíram ao longo dos anos uma sólida e criativa amizade, que resultou em vários filmes do realizador alemão. Para além do já citado Os Belos Dias de Aranjuez, a Leopardo Filmes distribuiu recentemente em sala, em cópias digitais restauradas, A Angústia Do Guarda-Redes No Momento Do Penalty (Die Angst Des Tormanns Beim Elfmeter,1972), [diz Wenders: «A minha amizade com Peter Handke marca a origem do filme. Eu já conhecia o romance antes da sua publicação e tinha-lhe dito: «Tive, durante a leitura, a impressão de ver um filme, o livro é como a descrição de um filme». Ele respondeu-me em tom de brincadeira: «Pois, então só tens que o fazer!» Até aí, eu nunca tinha escrito um argumento, nem sequer tinha visto ainda que aspeto tinha tal coisa. Peguei no livro e dividi-o em cenas; não havia muito a fazer, pois já estava estruturado como um filme. Cada frase resultava num plano, era muito simples.], Movimento em Falso (Falsche Bewegung, 1975, adaptação da obra de Goethe, “Os Anos de Aprendizagem de Wilhelm Meister”) e As Asas do Desejo (Der Himmel Über Berlin) de Wim Wenders (1987).

A Leopardo Filmes prepara um programa com os seus filmes, que será apresentado no Espaço Nimas no mês de novembro.

LEFFEST'16 A Mulher Canhota - Conversa com Peter Handke


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,830,230