"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vida e obra de Sophia de Mello Breyner celebradas no Colóquio Internacional “Lagos onde reinventei o mundo”

O evento decorreu no Centro Cultural de Lagos no passado dia 3 de outubro naquele que era um dos pontos altos das comemorações do Centenário do Nascimento da autora.


Organizado pela Comissão Coordenadora do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen e pelo CNC – Centro Nacional de Cultura, em parceria com o município de Lagos, no colóquio falou-se sobre a presença do mar na sua obra, sobre a importância dos contos para crianças, sobre a relação com os poetas do Sul e sobre a ligação entre a sua poesia e o sagrado.

Integrado na programação do Centenário do nascimento da autora, onde se inclui Lisboa, Porto e Lagos, o Colóquio Internacional “Lagos onde reinventei o mundo” marcou um dos pontos altos das várias iniciativas culturais a ter lugar em Lagos. A sessão de abertura do Colóquio Internacional ficou a cargo de Hugo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve, Maria Andresen Sousa Tavares, filha da autora e Coordenadora do Centenário, e Guilherme d’Oliveira Martins, também Coordenador do projeto, momento em que se sublinhou a estreita relação de Sophia com a cidade de Lagos que tanto a inspirou na sua obra.

A primeira mesa redonda do colóquio teve a participação do moderador António Branco (Universidade do Algarve), Claudio Trognoni (Universidade Tor Vergata) e Joana Matos Frias (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), tendo como tema “A presença do mar”, onde se referiu a omnipresença do mar ao ponto de uma quase “apropriação e sentimento de posse” do mesmo na sua obra. Com vários elementos autobiográficos, intimamente ligados às suas temporadas em Lagos, o mar de Sophia é um “mar de contrastes” em que o justo e o belo coexistem com o misterioso e o assombroso.

Ainda durante a manhã, a segunda mesa redonda explorou a importância dos contos infantis na sua vasta obra. Carlos Mendes de Sousa (Universidade do Minho), Alva Martínez Teixeiro (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e João Minhoto Marques (Universidade do Algarve) referiram as várias temáticas presentes nos contos infantis, como a figura da “mãe e da casa”, o “mergulhar de olhos abertos” associado à curiosidade e ao enfrentar de temas mais negros, o sobrenatural e a dicotomia entre os espaços citadinos e campestres, em especial o “jardim”.

A tarde iniciou-se com o tema “Os poetas do Sul” numa mesa que contou com a participação do autor Nuno Júdice, Fátima Freitas Morna (Faculdade de Letras de Lisboa) e Gastão Cruz (autor) e onde se referiu a ambiguidade deste “Sul”. A influência e impacto da obra de Sophia noutros autores, marcando toda uma geração, a presença do Algarve nos seus textos, mas também da Grécia e do Mediterrâneo, a inédita referência à influência de Federico Garcia Lorca na sua inspiração e a força visual e linguagem inventiva foram alguns dos assuntos abordados.

O Colóquio terminou com a mesa redonda com Federico Bertolazzi (Universidade Tor Vergata, Roma), José Pedro Serra (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Maria Andresen de Sousa Tavares e Pedro Mexia (autor) onde se falou da presença do Sagrado na poesia de Sophia, tendo ficado o encerramento do Colóquio Internacional a cargo de Fernando Cabral Martins (Comissão Organizadora do Colóquio).

A programação cultural das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen em Lagos prossegue com a Exposição Fotográfica “Lugares de Sophia” (patente até 26 de outubro no Centro Cultural de Lagos), o espetáculo “Memórias de Criada”, de Neusa Dias (6 de novembro), o Recital “O meu ofício de poeta para a reconstrução do mundo”, por Pedro Lamares (7 de novembro), o Prémio Musa – Concerto Coral (9 de novembro) e um concerto pela Orquestra de Jazz do Algarve (30 de novembro).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,830,503