Notícias
Cupertinos - Vencedores do prémio Gramophone 2019 na categoria Música Antiga
Estabelecido em 2009 pela Fundação Cupertino de Miranda (Vila Nova de Famalicão, Portugal) o grupo vocal Cupertinos tem-se afirmado como um verdadeiro embaixador da Polifonia Portuguesa.
Tem como propósito recuperar, estudar e divulgar o vastíssimo e ainda largamente por desvendar património musical português dos séculos XVI e XVII.
Com uma média anual de duas dezenas de concertos, os Cupertinos apresentaram já cerca de duzentas e cinquenta obras de compositores como Duarte Lobo (c1565-1646), Manuel Cardoso (1566-1650) ou Pedro de Cristo (c1550-1618), incluindo mais de cem estreias modernas.
O seu primeiro trabalho discográfico foi gravado na Basílica do Bom Jesus do Monte - Braga, em parceria com a prestigiada editora Hyperion, com obras do compositor Manuel Cardoso, apresentando uma cuidada seleção de algumas das mais marcantes obras de um dos incontestados expoentes da História da Música Portuguesa.
A distinção agora alcançada, materializada na conquista do “Gramophone Classical Music Award 2019”, na categoria “Música Antiga”, permite que os Cupertinos alcancem um patamar e um reconhecimento inédito em Portugal.
A par da prossecução da atividade regular pelo nosso país, inicia-se, agora, uma nova etapa na missão dos Cupertinos em prol da disseminação internacional do nosso extraordinário legado musical.