"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Vivemos uma era de perplexidade. E agora?

Daniel Innerarity lança um novo livro, onde procura uma solução para a época de incerteza em que vivemos.


Política para Perplexos é o novo livro de Daniel Innerarity, premiado ensaísta e filósofo espanhol, conselheiro de Chefes de Estado europeus e americanos, e um dos 25 pensadores mais influentes do mundo (Le Nouvel Observateur). Neste livro, o autor propõe uma reflexão sobre o estado de perplexidade em que vivemos, sobre as causas que levaram à ascensão de populismos e sobre o sentimento generalizado de pessimismo e incerteza face ao futuro.

Sobre o livro
Vivemos numa época de incerteza. As sociedades anteriores à nossa viveram com um futuro talvez mais sombrio, mas a estabilidade das suas condições de vida – por muito negativas que fossem – permitia-lhes pensar que o porvir não ia lhes trazer demasiadas surpresas. A perplexidade é uma situação própria das sociedades em que o horizonte do possível se abriu tanto que os nossos cálculos acerca do futuro são especialmente incertos.

O século XXI estreou-se com a convulsão da crise económica, que produziu vagas de indignação, mas não ocasionou uma especial perplexidade; contribuiu até para reafirmar as nossas principais orientações: quem eram os malvados e quem eram os bons, por exemplo. O mundo voltou a categorizar-se com nitidez entre perdedores e ganhadores, entre o povo e a casta, entre quem manda e quem sofre, ao mesmo tempo que se atribuíam as responsabilidades com relativa segurança. Mas a atual paisagem política encheu-se de uma deceção generalizada que já não se refere a algo concreto, mas sim a uma situação em geral. E sabemos que o mal-estar, quando se torna difuso, provoca perplexidade. Irrita-nos um estado de coisas que não pode contar com a nossa aprovação, mas irrita-nos ainda mais não sabermos como identificar esse mal-estar, quem culpar por ele e a quem confiar a mudança da referida situação.

>> Primeiras páginas

Sobre o autor
Daniel Innerarity
É catedrático de Filosofia Política e Social, investigador Ikerbasque na Unversidade do País Basco e diretor do Instituto de Gobernanza Democrática.

Entre as suas últimas obras destacam-se A Humanidade Ameaçada (com Javier Solana), O Futuro e os Seus Inimigos, O Novo Espaço Público e A Sociedade Invisível.

Foi galardoado com o Prémio de Humanidades, Cultura, Artes e Ciências Sociais pela Sociedade de Estudos Bascos / Eusko Ikaskuntza em 2008. Colabora assiduamente com artigos de opinião para os jornais El País, El Correo/Diario Vasco. É membro da Academia das Ciências e Artes com sede em Salzburgo. Em 2018 foi-lhe atribuído o prémio Eulalio Ferrer, sucedendo a personalidades como Fernando Savater, Mario Vargas Llosa e Edgar Morin.  
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,514