"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Roteiro leva visitantes do Museu Nacional da Resistência a percorrer Peniche

Já foram identificados 44 locais na cidade ligados à luta travada pela população contra a ditadura e à solidariedade que os locais tinham para com os presos e suas respetivas famílias.

Foto de Nuno Ferreira Santos


A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) lançou um roteiro que leva os visitantes do futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche, a percorrer locais da cidade associados à solidariedade da população para com os presos.

A diretora-geral, Paula Silva, disse à agência Lusa que o roteiro está disponível para quem se desloque à exposição “Por teu livre pensamento”, que registou já 100 mil visitantes, e vá ao futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, que vai nascer na Fortaleza de Peniche, que funcionou como prisão do Estado Novo entre 1934 e 1974, no distrito de Leiria.

“Este trabalho em conjunto com a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) permite visitar a cidade e mostrar às gerações mais novas as ligações entre a população de Peniche e a prisão”, sublinhou a responsável, à margem do programa das Jornadas Europeias do Património.

O roteiro poderá ser feito através de visitas guiadas ou de forma livre pelos visitantes, recorrendo a áudio-guias.

João Neves, da URAP, explicou que já foram identificados 44 locais na cidade ligados à luta travada pela população contra a ditadura e à solidariedade que os locais tinham para com os presos e suas respetivas famílias.

Como a viagem entre Peniche e Lisboa demorava à época quatro horas, grande parte dos familiares dos presos era obrigada a ir para Peniche na véspera das visitas, ficando alojada em residenciais ou habitações particulares, quer a título gratuito, quer mediante o aluguer de quartos ou de toda a casa.

Do roteiro, fazem parte diversas habitações particulares que apoiaram essas famílias.

Manuela Bernardino, do comité central do PCP e fundadora da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, contou à Lusa que, durante os seis anos em que teve o companheiro preso em Peniche, a sua família tinha na cidade duas casas alugadas, que “na noite de sábado para domingo estavam abertas” a familiares de outros presos.

No mesmo quarto, chegavam a dormir várias pessoas, recorda, sublinhando que a solidariedade entre familiares na partilha de transporte e no alojamento fazia parte do “dever cívico de poder contribuir para que a prisão fosse menos penosa”.

Locais onde outrora funcionaram cafés, restaurantes e mercearias integram também o roteiro, não só por terem sido palco de reuniões clandestinas de resistentes antifascistas, mas também por fornecerem, a título gratuito, refeições e produtos aos presos e suas famílias.

O roteiro conta ainda com passagens pelo posto da GNR e pela antiga esquadra da PSP, onde houve detenções e interrogatórios de presos, pelo local onde esteve sediada a Comissão Democrática Eleitoral de 1969, pela Associação Recreativa de Peniche, onde o PCP realizou, após o 25 de Abril de 1974 a sua primeira sessão pública para agradecer a solidariedade da população local para com os presos e resistentes antifascistas, e ainda por espaços públicos da cidade onde ocorreram importantes concentrações de luta dos pescadores.

O concurso de 2,5 milhões de euros para a criação do museu nacional deverá ser lançado até final deste ano, adiantou a diretora-geral.

A empreitada, explicou, visa criar zonas expositivas e um percurso museológico entre os vários edifícios e dotar o museu de acessibilidades, climatização, gabinetes técnicos, arquivo e biblioteca, receção, loja e livraria, uma cafetaria e instalações sanitárias.


por Lusa, in Público | 27 de Setembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,830,501