"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filme sobre Zé Pedro dos Xutos & Pontapés com estreia mundial no DocLisboa

17.ª edição do certame decorre de 17 a 27 de outubro.

Zé Pedro numa das suas últimas atuações, no Rock in Rio em 2016. Foto: RR


“Zé Pedro Rock’n’Roll”, filme de Diogo Varela Silva sobre o guitarrista dos Xutos & Pontapés que morreu em 2017, vai ter estreia mundial em outubro, no festival DocLisboa, incluído na secção Heart Beat.

A organização do DocLisboa, cuja 17.ª edição decorre de 17 a 27 de outubro, divulgou hoje a programação da secção Heart Beat, “dedicada à mostra cinematográfica das mais variadas vertentes artísticas”, e que conta “mais uma vez com um espólio de registos cinematográficos de diversas regiões e de diversas expressões, com um ênfase particular, este ano, no universo musical”.

A programação, divulgada em comunicado enviado às redações, inclui “’Zé Pedro Rock’n’Roll’, realizado por Diogo Varela Silva, em estreia mundial”.

De acordo com a organização do DocLisboa, no filme, Diogo Varela Silva “utiliza arquivos tanto públicos, como pessoais para ilustrar a história de Zé Pedro, a história dos Xutos, e a própria história do rock em Portugal”.

“Uma história marcada pelos Xutos & Pontapés e por Zé Pedro, cuja influência no mundo da música portuguesa é incontornável e que se torna, assim, eternizada no mundo do cinema”, lê-se no comunicado.

O guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu no final de 2017, aos 61 anos. No final na década de 1970, Zé Pedro, com Zé Leonel e Paulo Borges, criou a banda Delirium Tremens, que mais tarde passou a chamar-se Xutos & Pontapés, com a entrada de Kalú e de Tim, para o lugar de Paulo Borges. A banda assinala este ano 40 anos.

Também o rock britânico está presente na secção Heart Beat com “The Quiet One”, de Oliver Murray, filme sobre a vida e carreira de Bill Wyman, um dos fundadores dos Rolling Stones, que “mostra materiais e registos inéditos dos primeiros momentos filmados dos jovens Rolling Stones”, e “The Cavern Club: The Beat Goes On”, de Christian Francis-Daives e Jon Keats, “sobre a história e o renascimento (e a reconstrução) do Cavern Club, o auto-proclamado ‘melhor clube do mundo’, onde os Beatles tocaram 292 vezes e que, nos dias de hoje, recebe artistas como Arctic Monkeys e Adele”.

Outro dos filmes selecionados, “Oh Le Filles!”, de François Armanet, foca-se na história das estrelas de rock francesas femininas, de Françoise Hardy a Christine and the Queens, passando por Charlotte Gainsbourg ou Vanessa Paradis.

Na área da música, serão também exibidos, entre outros, “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, de Daniela Broitman, “um filme intimista, que tem como base uma entrevista inédita com Dorival Caymmi, tal como testemunhos de Caetano Veloso, Gilberto Gil e artistas que admiravam a música de Caymmi, posicionando-o como um dos músicos baianos mais importantes”, e “The Bridge”, de Paulo Raposo, “que retrata um grupo de artistas sonoros que se propôs à criação de uma intervenção sonora numa pequena ponte sobre o rio Andelle (Normandia)”.

O mais recente filme de Abel Ferrara, “The Projectionist”, “sobre a vida e carreira de Nicolas Nick Nicolaou, amigo do realizador que se tornou um dos últimos proprietários de cinemas independentes em Nova Iorque”, será também exibido na secção Heart Beat.

O cinema estará em destaque também com a exibição de “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso, “um olhar sobre a obra de Eduardo Coutinho, a partir de um encontro filmado com o realizador em 2012, e de um vasto material de arquivo”, e “Forman vs Forman”, filme de Helena Trestikova e Jakub Hejna, que é “um registo de colagem de arquivos particulares e oficiais raros do realizador multi-galardoado Milos Forman, desde os seus primeiros passos no mundo do cinema, enquanto um dos impulsionadores da New Wave Checa, até à sua vida e carreira nos Estados Unidos”.

A programação da Heart Beat inclui ainda, entre outros, uma sessão especial cine-concerto, com o filme “Mistérios Negros”, de Pedro Lino, musicado ao vivo pelo compositor Philippe Lenzini, a 'cine-performance' documental “O intendente é um lugar psicológico”, “em que Tiago Pereira filma e conceptualiza, e Sílvio Rosado compõe e toca”, e a exibição de “Ensaio de Amor”, de Zé G.Pires.

Trata-se de “um registo do percurso dos ensaios ao palco dos actores do Grupo Crinabel, numa adaptação teatral de ‘Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai’, de Gonçalo M. Tavares: uma história em que a Trissomia 21, que caracteriza a personagem Hanna, nos é dada a sentir como um 'plus' e em que esta diferença é descrita como um suplemento”.

A 17.ª edição do DocLisboa, que vai dedicar retrospetivas ao cinema da Alemanha de Leste e ao trabalho da cineasta libanesa Jocelyne Saab, será a última do festival com os diretores Cíntia Gil e Davide Oberto.


por Lusa, in Renascença | 18 de setembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,830,508