"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MOTELX: Do cinema de autor ao "pior filme de todos os tempos"

Já vai na 13.ª edição e neste ano, pela primeira vez, apanha uma sexta-feira 13. O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa está de regresso nesta terça-feira, até 15 de setembro.

Midsommar - O Ritual, de Ari Aster.


O Cinema São Jorge, morada cativa do MOTELX, volta a abrir portas ao que de mais assustador anda por aí, dentro do seu género de eleição. O primeiro dos dois convidados de honra deste ano, Ari Aster - nome que ficou na moda depois da primeira longa-metragem, Hereditário -, vem a Lisboa, não só na qualidade de nova voz autoral, para dar uma masterclass (dia 15, 17.30), mas também para apresentar o seu último e tão aguardado filme, Midsommar - O Ritual (dia 13, 21.00). Esse que vai procurar a fibra do medo a uma comunidade sueca, em jeito de estudo antropológico, lançando um jovem casal num crescente feitiço macabro.

A contrastar com a alvorada da carreira de Aster, o outro nome-chave da 13.ª edição do festival lisboeta de terror é o do ator norte-americano Jack Taylor (n. 1936), lenda do cinema exploitation espanhol dos anos 1960-1980, colaborador regular dos praticantes do género, como Jesús Franco, que participou igualmente em filmes de Ridley Scott, Milos Forman ou Roman Polanski. O veterano marca presença no São Jorge na sexta-feira 13, para a sessão das 19.00, em que serão exibidos o documentário de Diego López, em sua homenagem - Jack Taylor, Testigo del Fantástico - e Necronomicon, um dos títulos mais arrojados de Jesús Franco, objeto de censura franquista, com a curiosidade de ter sido rodado em Lisboa...

Por falar em sexta-feira 13, a ocasião temática será assinalada pelo filme de culto de 1980, assim mesmo intitulado - Sexta-feira 13 (00.25) - de Sean S. Cunningham, estilo de comemoração cinéfila que se estende, entre outras efemérides, aos 40 anos de Alien - O 8º Passageiro, de Ridley Scott, a ser projetado numa cópia restaurada 4K (dia 15, 15.00).

Em competição estão oito longas-metragens europeias, com destaque para a portuguesa Faz-me Companhia (dia 14, 18.30), de Gonçalo Almeida, a encenar um fim de semana de estranhos eventos que marcará a relação entre duas mulheres (o realizador venceu, em 2017, o Prémio MOTELX para curtas-metragens com Thursday Night). Já na famosa secção de Serviço de Quarto, com 26 filmes, as atenções voltam-se para Bacurau (dia 10, 18.00 e 21.20), uma distopia no sertão brasileiro assinada por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que estreou no último Festival de Cannes onde venceu o Prémio do Júri; The Golden Glove (dia 12, 21.35), a estreia de Fatih Akin no universo do terror, com a violenta história de um serial killer na Hamburgo da década de 1970; ainda It Comes (dia 12, 16.15, e dia 15, 00.00), do japonês Tetsuya Nakashima, na boa tradição do terror sobrenatural; ou o blockbuster norueguês O Terramoto (dia 11, 21.10), disaster movie de John Andreas Andersen que é uma sequela de Bolgen: Alerta Tsunami - esta sessão traz o realizador ao São Jorge, um dia antes da estreia comercial do filme nas nossas salas.

Nesta terça-feira, a abertura do MOTELX faz-se com Ma (21.10), de Tate Taylor, o realizador de As Serviçais, que apresenta a oscarizada Octavia Spencer na pele de uma mulher solitária que oferece a cave da sua casa para um grupo de adolescentes conviverem... até se perceber a sua verdadeira intenção. O encerramento (dia 15, 21.35) está a cargo de Come to Daddy, de Ant Timpson, com Elijah Wood a despir o registo do eterno Frodo de O Senhor dos Anéis para protagonizar um bizarro reencontro entre um pai (Stephen McHattie) e um filho.

Para os mais novos, as propostas estão na secção Lobo Mau, com as animações O Pequeno Vampiro (dia 11, 10.30), de Richard Claus e Karsten Kiilerich, e Um Susto de Família (dia13, 10.30), de Holger Tappe, para além de curtas-metragens, workshops, ateliês de cozinha e bonecos de luz ou um peddy paper.

CINCO SUGESTÕES PARA PÔR NA AGENDA

The Gangster, The Cop, The Devil (dia 10, 00.00)

O cinema de género sul-coreano tem sempre uma palavra a dizer. Apresentado nas sessões da meia-noite do último Festival de Cannes, The Gangster, The Cop, The Devil, de Lee Won-Tae, como o título sugere, centra-se numa dupla composta por um gangster e um polícia para capturar um psicopata... Mesmo não tendo a envergadura das melhores produções de género deste país, a estrela corpulenta Ma Dong-Seok (também conhecido como Don Lee) garante o brilho e as cores necessárias ao esquema da ação.

Horror Noire: A History of Black Horror (dia 12, 19.10)

Adaptando o livro homónimo de Robin R. Means Coleman, eis um documentário, assinado por Xavier Burgin, que percorre a história do cinema americano pelo ângulo da representação de pessoas negras, no género do terror. Vai às origens das origens, ou seja, ao polémico O Nascimento de Uma Nação (1915), de D. W. Griffith, onde um homem negro figura como vilão ante o Ku Klux Klan, e através de entrevistas, excertos e montagens de filmes, lança um olhar abrangente, que chega até aos nossos dias, sobre esta questão estrutural e complexa.

 

Memory: The Origins of Alien (dia 14, 14.35)

Mais um documentário, desta vez no rasto do clássico de Ridley Scott. O seu realizador, Alexandre O. Philippe, foi vasculhar material inédito à volta de Alien - O 8º Passageiro, revelando fontes artísticas (a ficção literária de H.P. Lovecraft, a pintura de Francis Bacon) e a mitologia grega e egípcia subjacente, para além de dar voz à massa criativa por detrás do projeto: o argumentista Dan O'Bannon, o designer H. R. Giger e o próprio Scott. Um excelente complemento para as comemorações dos 40 anos deste título icónico.


Plan 9 From Outer Space (dia 14, 19.00)

Esta é a outra grande efeméride do MOTELX: os 60 anos da estreia da obra-prima de Ed Wood, que é como quem diz, "o pior filme de todos os tempos". Depois da apresentação, no Warm-up do festival, do divertido e terno biopic realizado por Tim Burton - Ed Wood (1994) -, com Johnny Depp e Martin Landau (no papel de Bela Lugosi, que lhe valeu o Óscar), é altura de (re)descobrir a hilariante invasão extraterrestre que ressuscita os mortos, concebida por um criador ímpar, que se tornou um nome de culto do chamado "tão mau que é bom".

Nightmare Cinema (dia 15, 19.00)

Um cinema gerido por Mickey Rourke? É essa a fantasia na base deste Nightmare Cinema. O ator de O Wrestler assume aqui o papel do projecionista de uma sala assombrada que leva cinco espectadores a confrontarem-se com os seus medos mais sombrios. Essa mão-cheia de espectadores dão origem, precisamente, a cinco contos de terror, cada um deles realizado por nomes diferentes, entre os quais encontramos os veteranos Joe Dante (Gremlins) e Mick Garris (Masters of Horror).




por Inês N. Lourenço in Diário de Notícias | 10 de setembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,830,339