"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cine-Teatro Louletano com vincada aposta na programação para crianças, jovens e famílias

O Cine-Teatro Louletano continua apostado em reforçar os laços com a comunidade escolar, lugar por excelência de aprendizagem, conhecimento e sociabilização. A estratégia que vem prosseguindo ficará patente, no que concerne à temporada que se avizinha (que inclui os meses de setembro a dezembro), na promoção de espetáculos variados que vão desde o Teatro à Música, passando pela formação em ambas as áreas.

 

Indispensável para a criação de novos públicos, esta opção estratégica de ligação à comunidade escolar é a pedra de toque do Cine-Teatro Louletano e do Auditório do Solar da Música Nova, importantes fomentadores também da mediação musical e teatral. 

O primeiro dos espetáculos da temporada  intitula-se “Dito por não dito” e terá, assim, lugar na Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres em Quarteira. Esta criação teatral destina-se a  jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos e está em cena de 16 a 20 de setembro, com encenação do quarteirense Ricardo Neves-Neves, diretor artístico da companhia Teatro do Eléctrico.

A 21 de setembro, Loulé acolhe a iniciativa “RHI (Revolution Hope Imagination)”, um projeto do Art Institute sediado em Nova Iorque que visa a circulação internacional de projetos portugueses. O objetivo do RHI é criar e fomentar um diálogo entre a Arte e os Negócios, a Cultura e o Turismo. Neste âmbito, haverá paralelamente às talks e showcases realizados no Auditório do Solar da Música Nova duas atividades a pensar nos mais pequenos: ateliês de teatro com Cátia Terrinca (do grupo UmColectivo) na Academia IluminArte, da Associação Artística Satori; e um workshop de Arte e Ciência para crianças a realizar no Palácio Gama Lobo, sede do projeto Loulé Criativo.

A 22 do mesmo mês é dia para “Canções de Roda, Lenga Lengas e Outras que Tais”, cujo elenco de luxo, formado por Ana Bacalhau, Vitorino, Sérgio Godinho e Jorge Benvinda, interage, numa colaboração inédita, com o Grupo Coral Infantil de Loulé que inclui mais de uma centena de crianças dirigidas pelo professor Ricardo Jorge. Entre canções de roda e lenga lengas somos levados a viajar à nossa infância, despertando as mais longínquas recordações.

Também de Ricardo Neves-Neves, e aqui com Ana Lázaro, estão previstas treze apresentações da peça “Catamarã”, desta feita no palco do Cine-Teatro Louletano. Esta criação é dirigida a crianças do primeiro e segundo ciclos das escolas do concelho que tenham entre 8 a 12 anos. Realizar-se-á com público em palco durante 55 minutos, de dia 1 a 10 de outubro, tendo por base uma história que nos fala de quão complicado pode ser crescer “sobretudo quando o mundo parece girar tão rápido que, de repente, as coisas à nossa volta começam a encolher e a ficar muito pequeninas…”

Também em outubro, mas a 26, pelas 10h30, aguardam-se algumas dezenas de crianças (com idades superiores aos seis anos) para assistirem, no Parque Municipal de Loulé, ao espetáculo “Anti-Princesas – Clarice Lispector”, obra esta que vai ser interpretada pela atriz Cláudia Gaiolas, no âmbito do Festival Internacional de Artes “Verão Azul”, o qual decorre nas cidades de Loulé/Quarteira, Faro e Lagos entre os dias 14 e 28. Trata-se de contar a história de vida da escritora ucraniana/brasileira, Clarice Lispector, figura que quebrou várias convenções através da sua arte.

A revisitação da obra da escritora Sophia de Mello Breyner – que inclui uma significativa dimensão dedicada à infância – na passagem do centenário do seu nascimento também não é esquecida, com a estreia a sul do país, em Loulé, do espetáculo “A Menina do Mar”, um conto musical de Edward Luiz Ayres d'Abreu, Ricardo Neves-Neves e Martim Sousa Tavares (este, sobrinho da poetisa). No dia 17 de novembro, pelas 17h00, há uma apresentação para famílias e público em geral, e no dia 18 são realizadas duas sessões para a comunidade escolar.

Todos os meses contemplam a ligação às escolas e preveêm programação exclusivamente destinada a crianças e jovens e, como tal, dezembro não é exceção. “Olá, eu sou o Pai Natal” é a inquietante peça que, desmontando de um modo original o imaginário natalício, o Cine-Teatro Louletano escolheu para os alunos adolescentes (maiores de 14 anos) e que terá uma exibição destinada ao ensino secundário a 4 de dezembro. Trata-se de um trabalho de Tiago Barbosa (texto, encenação e interpretação) que parte de um retrato individual que nos comove através da partilha de angústias e preocupações privadas, para alcançar uma reflexão sobre assuntos globais. O espetáculo “Noite”, da companhia portuense Circolando, estreia-se a sul no Cine-Teatro e inclui também uma apresentação destinada ao público escolar adolescente a 6 de dezembro, revisitando, num ambiente performativo, o imaginário noturno e a obra do poeta Al Berto. 

Todos os formatos destinados à comunidade escolar do concelho têm acesso gratuito mediante a capacidade da sala, sendo articulados em colaboração com a Divisão de Educação, Juventude e Projetos da autarquia louletana, que faz a intermediação com os contextos educativos a que se dirige a programação artística do Cine-Teatro.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar toda a programação na sua página de Facebook ou no seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano), existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,830,282