"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Morreu Toni Morrison, a primeira escritora negra a ganhar o Nobel

Toni Morrison recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1993. 


A decisão da Academia Sueca justificava assim a escolha: "[Uma escritora] cujos romances são caracterizados pela força visionária e presença poética que concede um aspeto essencial à realidade americana".

A morte de Toni Morrison, confirmada à Agência AP por um amigo, dá fim a uma carreira premiada e à publicação de uma obra que se tornou emblemática nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Toni Morrison foi a primeira mulher negra a receber o Nobel.

Em 2012, o presidente Barack Obama - que já escreveu no seu Facebook sobre a morte da escritora - agraciou-a com a Medalha da Liberdade Presidencial.

Nascida Chloe Ardelia Wofford a 18 de fevereiro de 1931, a autora foi também professora na Universidade de Princeton.

Além do Nobel que lhe coroou a carreira de escritora, Toni Morrison recebeu vários outros prémios: o Pulitzer e o American Book Award em 1988 pelo romance Beloved.

Este romance foi adaptado ao cinema tendo tido como protagonista Oprah Winfrey e também o ator Danny Glover. Conta a história verídica que aconteceu no Kentucky em 1856 de uma ex-escrava que mata a sua própria filha ainda bebé para que se livre ao destino da servidão.

A sua obra está amplamente traduzido no nosso país. Beloved foi a primeira a ser traduzida em Portugal, por Evelyn Kay Massaro, com o título Amada. Foi em 1989, numa edição da Difusão Cultural, e manteve-se durante anos como único título disponível da autora, nas livrarias portuguesas, mesmo depois da atribuição do Nobel da Literatura.

Surgiram depois, na Editorial Presença, A Dádiva, traduzido por Fernanda Pinto Rodrigues, A Nossa Casa É Onde Está o Coração, e Deus Ajude a Criança, ambos com tradução de Manuela Madureira.

O primeiro, uma história de escravatura e de ódio racial, tem por cenário os primeiros anos da independência dos Estados Unidos, no final do século XVII, enquanto A Nossa Casa É Onde Está o Coração se passa nos anos de 1950/1960, numa América que permanece dividida pela segregação. Deus Ajude a Criança fala do modo como a infância e a cor da pele determinam o percurso de uma vida.

A Dom Quixote publicou Love (2009), história de uma obsessão, e de novo Beloved (2011), que também surgiu na Presença no ano passado, traduzidos por Maria João Freire de Andrade.

Em 2014, a Colibri publicou Magia Negra: a obra de Toni Morrison, de João de Mancelos, dedicado à autora. Foi o primeiro ensaio a sair do meio académico, onde a obra de Toni Morrison já foi objeto de diferentes abordagens, de acordo com a lista disponível no catálogo da Biblioteca Nacional de Portugal.


in Diário de Notícias | 6 de agosto de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,832,609