"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Municípios de Trás-os-Montes projetam rota para dar a conhecer pinturas murais e frescos

Candidatura reúne quatro municípios do Baixo Sabor e vai abranger 16 igrejas e capelas, que serão intervencionadas. Está também prevista a criação um centro interpretativo em Macedo de Cavaleiros.

Santuário do Santo Antão da Barca, localizado no concelho de Alfândega da Fé. Foto Olímpia Mairos/RR


A Rota das Pinturas Murais e dos Frescos do Baixo Sabor pode ver brevemente a luz do dia. Trata-se de um projeto da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), que está a preparar uma candidatura que envolve quatro concelhos – Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo – e que, no futuro, se poderá estender a outros municípios portugueses e espanhóis.

O projeto prevê um investimento de um milhão e meio de euros e surge a partir do património e das potencialidades existentes na região. Segundo os promotores, terá uma componente de inovação inédita para tornar acessível o património religioso e cultural, incluindo um cartão de acesso para garantir autonomia aos visitantes.

“Todo o Norte tem uma potencialidade imensa em termos de pintura mural de frescos. O objetivo é começar pelos quatro municípios, mas pode estender-se ao restante território do distrito e mesmo, posteriormente, a todo o Norte e as regiões vizinhas em Espanha”, explica o secretário técnico da AMBS, Vitor Sobral.

Adicionar “conteúdo” à paisagem
Numa primeira fase, o projeto vai abranger 16 igrejas e capelas, que serão intervencionadas para recuperar as pinturas murais e frescos. Está também prevista a criação um centro interpretativo em Macedo de Cavaleiros.

“Os frescos são uma temática que, aliada a outras como os lagos do Sabor, pode trazer pessoas ao território, estancar o despovoamento e garantir alguma dinâmica económica”, defende Vitor Sobral.

Para o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, este tipo de iniciativas são necessárias “para poder atrair mais turistas para o território”.

O responsável considera que “não chega ter a paisagem, que em Trás-os-Montes é esmagadora, a gastronomia e os vinhos”. “Temos de adicionar conteúdos”, sublinha, acrescentando que “a rota é algo que pretende entregar um conteúdo aos turistas e, ainda por cima, espalhado pelo território”.

Também a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que já conhece o projeto, destaca a importância da rota “que vem estruturar produto em torno de um recurso do século XV, que pode ser um atrativo novo para trazer as pessoas ao território e para a fazer ficar mais tempo”.

Abrir as portas
A governante alerta, no entanto, para a necessidade de manter abertos os templos para poderem ser visitados e sugere mesmo que seja introduzido um sistema tecnológico que permita aos visitantes, através de um cartão ou um código QR no telemóvel, entrar nos espaços.

“Cada vez mais, a inovação é uma forma de mudarmos a acessibilidade ao património. Esse foi o repto que deixei, pensarmos em soluções tecnológicas que permitam aceder a espaços que, muitas vezes, estão fechados e que até nem se sabe quem tem as chaves para entrar. A autenticidade destes recursos culturais leva as pessoas a quererem descobrir o território, mas é preciso que o território esteja preparado para os receber”, sublinha a secretária de Estado.

A sugestão foi bem acolhida pela AMBS que entende que não pode ter "potencialidades e produtos turísticos fechados, porque isso cria constrangimentos”: “Se um turista quer visitar algo que nós promovemos e depois chega e está tudo fechado, naturalmente que não volta”.

“A ideia que a secretária de Estado lançou é fundamental e vamos incluir no nosso projeto da rota o tal cartão que permita ter ao turista autonomia para visitar todo este património religioso e cultural”, garante o secretário executivo da AMBS, adiantando também que, para capacitar a comunicação, já foi proposto ao Instituto Politécnico de Bragança a criação de uma pós-graduação na área da gestão e comunicação turística. 

 


por Olímpia Mairos in Renascença | 1 de agosto de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,832,523