"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Alice dos Reis vence prémio de fotografia Novo Banco Revelação 2019

A artista de 24 anos irá apresentar a sua obra uma exposição no Museu de Serralves, no Porto, juntamente com os outros finalistas do prémio.

Alice dos Reis© Direitos reservados/ João Serra de Almeida


A artista Alice dos Reis é a vencedora da edição deste ano do prémio de fotografia Novo Banco Revelação, anunciou a organização, a cargo da instituição bancária que lhe dá nome e da Fundação de Serralves.

Alice dos Reis foi a escolhida de entre 56 candidaturas, com uma proposta que "põe em causa a relação tradicional e extremamente hierarquizada entre o Homem e os animais, pretendendo refletir, através de um filme e de um vídeo, 'o processo de captação de imagens como um exercício não exclusivamente humano'", explica o júri do concurso.

Nascida em Lisboa em 1995, Alice dos Reis é licenciada em Arte e Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e mestre em Belas Artes pelo Sandberg Institute, de Amesterdão (Holanda), cidade onde habitualmente trabalha.

Segundo a biografia disponibilizada pela organização, a artista portuguesa já expôs na Seventh Gallery, em Melbourne, na Austrália, no Eye Filmmuseum, em Amesterdão, e no espaço Le Murate, em Florença (Itália).

Em 2018, realizou a primeira exposição indivual Pálpembrana, na Galeria da Boavista, em Lisboa, "entre uma ficção que poderia ser real e um real que poderia ser ficção", como escreveu Marta Espiridão, na revista Contemporânea: "o trabalho de Alice dos Reis baseia-se em ficções que a própria artista cria à volta de objetos/ corpos cua realidade e existência não levantam dúvidas". Nessa exposção, era exibido o filme Mood Keep, que Alice dos Reis tinha apresentado em competição no festival Doc Lisboa - um filme sobre os axolotes (salamandras aquáticas praticamente cegas):



Em julho deste ano, Alice dos Reis foi uma das artistas em residência no festival Walk & Talk, na ilha de São Miguel, Açores. A artista escolheu, no entanto, trabalhar sobre a ilha de Santa Maria, devido à sua singularidade geológica e paleontológica.

O júri, composto pelos curadores Pedro de Lhano e Manuela Moscoso, pela professora de Fotografia Susana Lourenço Marques e por Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau, curadora e adjunto da direção de Serralves, respetivamente, escolheu ainda como finalistas Diogo da Cruz e Luís Ramos.

"Durante o mês de novembro, em data a anunciar, será inaugurada no Museu de Serralves uma exposição coletiva que apresenta as obras dos três artistas, e para a qual receberão uma bolsa de produção para a concretização do projeto pelo qual foram selecionados. Por essa ocasião será lançada uma publicação monográfica do trabalho da artista vencedora, Alice dos Reis". 

O prémio Novo Banco Revelação tem por objetivo "incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, até 30 anos, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia".


por Lusa e Diário de Notícias | 1 de agosto de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,832,880