"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filme português surpreende e corre para o Leão de Ouro em Veneza

A Herdade, o filme de Tiago Guedes conseguiu um feito: está na competição do Festival de Veneza, a começar dia 28 de agosto. É uma ambiciosa produção portuguesa que chega ao festival num ano recheado de filmes de grandes mestres.


Enche-nos de satisfação esta seleção oficial. Depois de anunciada a presença no Festival de Toronto na prestigiada secção Special Presentation, o anúncio da competição oficial em Veneza é o corolário de um esforço grande de uma equipa que criou um grande filme. Lembro que é a primeira vez em 14 anos que um filme realizado por um português concorre ao Leão de Ouro e que é minha 40ª..." Palavras de Paulo Branco sobre o anúncio esta manhã do programa do Festival de Veneza.

A Herdade, de Tiago Guedes, é a surpresa no anúncio do diretor Alberto Barbera. Uma produção de Paulo Branco com estreia marcada nos nossos ecrãs em meados de setembro. Segundo Branco, este jackpot internacional para a sua produção atesta que Tiago Guedes entra assim para a alta roda do cinema: "é de uma extrema importância esta seleção, significa também que o filme se torna num dos títulos mais importantes do ano, ao lado de todos os grandes nomes desta temporada".

A Herdade vai levar a Toronto os seus atores principais, Albano Jerónimo e Sandra Faleiro, protagonistas de uma saga de uma família proprietária de uma herdade a sul do rio Tejo. O filme pretende ser um retrato dos anos 1940 até hoje de um país atravessado pela ditadura e a Revolução do 25 de abril. Um fresco da essência portuguesa que mostra as mudanças de uma sociedade em constante mutação.

Escrito por Tiago Guedes, Rui Cardoso Martins e Gilles Taurand, A Herdade pode ser finalmente uma oportunidade real para Portugal conseguir ter chances reais na corrida ao Óscar do melhor filme estrangeiro, mesmo quando ainda se desconhece qual o filme que a Academia Portuguesa possa vir a escolher. A par disso, é mesmo o grande acontecimento internacional do cinema português num ano onde a bonança do Festival de Locarno também coloca na corrida ao Leopardo de Ouro os novos trabalhos de Pedro Costa (Vitalina Varela), Basil da Cunha (O Fim do Mundo) e João Nicolau (Technoboss).

Além do anúncio de A Herdade, Veneza parece ter uma fornada particularmente forte, com destaque para as apostas em James Gray (Ad Astra), Roman Polanski (J'Accuse), Hirozaku Koreeda (The Truth) ou James Gray (com o muito aguardado The Laundremat, com Meryl Streep). É caso para não se duvidar: Albano Jerómimo terá boa companhia no carpete vermelha do Lido - Brad Pitt, Ethan Hawke, Renée Zelwegger, Tommy Lee Jones, Joaquin Phoenix ou Christian Bale representam a brigada de Hollywood.


por Rui Pedro Tendinha in Diário de Notícias | 25 de julho de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,832,578