Notícias
Percursos pedestres da Fonte da Benémola e Rocha da Pena homologados
A Câmara Municipal de Loulé obteve, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), as Cartas de Homologação dos Percursos Pedestres - PR18LLE Rocha da Pena e PR16LLE Fonte Benémola – inseridos, respetivamente, nas Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, áreas protegidas sob gestão do Município de Loulé.
Neste âmbito, o vereador do Ambiente e presidente da Comissão Diretiva das Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, Carlos Carmo, e o presidente da Junta Freguesia de Salir, Deodato João, juntamente com a equipa técnica da Divisão do Ambiente, realizaram uma visita aos trabalhos de requalificação e manutenção da sinalética nestes locais.
Refira-se que as principais fases do processo de homologação consistiram na elaboração do projeto e preenchimento das fichas de registo do percurso pelo promotor; no registo dos percursos pedestres; na implementação do projeto segundo o regulamento de homologação dos percursos pedestres; na homologação dos percursos pela Federação e na manutenção, que deverá ser assegurada pelo promotor, durante 5 anos.
O pedestrianismo em Portugal tem sofrido um aumento significativo, fruto do empenho da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e das autarquias, bem como das regiões de turismo, entre outras entidades, igualmente comprometidas na promoção da prática desta modalidade desportiva e, em particular, como atividade de Turismo da Natureza.
O pedestrianismo pratica-se, regra geral, em caminhos rurais, tradicionais e antigos, que merecem ser preservados, por constituírem um meio privilegiado de contato com a natureza e de interpretação do meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza.
A regulamentação da prática do pedestrianismo tem subjacente a marcação dos percursos pedestres. Os percursos pedestres devidamente marcados, em áreas de interesse para a conservação da natureza (como é o caso das áreas protegidas), promovidos e monitorizados com vista à sua manutenção, tornam-se imprescindíveis como forma de reduzir o impacto na vegetação de elevado valor para a conservação da natureza, constituem assim um produto de turismo ativo e responsável, dignificam os promotores e contribuem para o desenvolvimento socioeconómico das regiões onde se encontram implantados.
Com a homologação de percursos pedestres Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola pretende-se garantir a qualidade de instalações para a prática do pedestrianismo, bem como a segurança dos praticantes e a proteção do meio onde a modalidade se realiza.
Um Percurso Pedestre Homologado é definido como uma instalação desportiva identificada pelas marcas GR (Grande Rota), PR (Pequena Rota) ou PL (Percurso Local), com o respetivo número de registo, e que possui a marca de homologação atribuída pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Obedece a exigências relativas ao traçado, marcação e manutenção, nomeadamente no que respeita à segurança dos praticantes e à preservação do ambiente. É um itinerário sinalizado no terreno através de marcas de caminho certo, mudança de direção à esquerda e à direita, caminho errado, painéis informativos gerais, ao longo dos caminhos rurais.
A Câmara Municipal de Loulé disponibiliza os folhetos das Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e Fonte Benémola relativos a cada um dos percursos, em 5 idiomas nomeadamente português, espanhol, francês, inglês e alemão.
À Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal compete proceder à divulgação destes percursos, a nível nacional e internacional, através de edições (próprias e em parceria) e no sítio.