"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival das Artes: Coimbra à luz de duas estreias mundiais

O festival que ambiciona tornar-se numa referência nacional abre com Ensemble Mediterrain, conta com duas estreias mundiais e a passagem de Salvador Sobral.

Ensemble Mediterrain inauguram a 11.ª edição do Festival das Artes de Coimbra/ Cortesia Festival das Artes


De 19 a 28 de julho, o Festival das Artes, co-organizado pela Fundação Inês de Castro e a Câmara Municipal de Coimbra, visa promover a cidade e a Região Centro de Portugal e tem lugar em diversos locais, incluindo o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões e os Jardins da Quinta das Lágrimas.

Cabe ao grupo de música de câmara Ensemble Mediterrain inaugurar a 11.ª edição do festival, que decorre sob o tema “Luz e Sombra”. A Coimbra, os Ensemble Mediterrain trazem Poèmes d’Amour, peça original do pianista romântico Isaac Albéniz que terá a sua estreia mundial em língua portuguesa com interpretação da soprano Susana Gaspar e direção musical de Bruno Borralhinho. O grupo de música de câmara interpreta ainda a Quarta Sinfonia de Mahler. Ambas as peças, a serem representadas a partir das 21h30 no convento de São Francisco, falam de um caminho de ascensão pela escuridão até à luz do paraíso.

A 21 de fulho, a Camerata Atlântica dará o concerto “Na Sombra da Cruz”. Destaca-se, entre as composições dos italianos Albinoni e Pergolesi, a estreia mundial do Concertino de Outono para oboé e cordas Luz e Sombra, de Sérgio Azevedo, professor na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção de Ana Beatriz Manzanilha, violinista venezuelana e diretora artística deste grupo musical.

A Macao Youth Symphony Orchestra, composta unicamente por estudantes macaenses do ensino primário ao universitário, será recebida no anfiteatro Colina de Camões a 24 de julho. O concerto, intitulado “A luz do Oriente”, trará o Nocturno, do compositor português António Fragoso, composições do pai da música moderna de Hong Kong, Doming Lam, o concerto para violino Butterfly Lovers, dos compositores chineses Chen Chang e He Zhanhao, e a suite de Igor Stravinsky O Pássaro de Fogo.

Dia 25 os Alma Nuestra, a banda de Salvador Sobral e Victor Zamora, fundem os sons da América Latina com jazz no anfiteatro Colina de Camões, numa parceria entre o Festival das Artes e o Quebrajazz.

Não exclusivo à música, o Festival das Artes conta ainda com conferências, exposições, eventos gastronómicos e outras atividades.


in Público | 15 de julho de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,832,665