"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Arqueólogos egípcios encontram coleção de sarcófagos com mais de 4000 anos

Peças encontravam-se a 300 metros da pirâmide do Faraó de Amenemhat II, e permitem perceber melhor as necrópoles reais de Memphis.

Um dos sarcófagos de Dahchur. © DR


Uma equipa de arqueólogos descobriu em Dahchur uma coleção de sarcófagos esculpidos em pedra, barro e madeira com uma série de múmias armazenadas dentro dela, que sobreviveram a quatro milénios.

A nova descoberta estava localizada a cerca de 300 metros da pirâmide do Faraó de Amenemhat II. Durante os trabalhos, a equipa dos arqueólogos resgatou máscaras funerárias e instrumentos utilizados para rochas que datam do período de 712 a 323 aC. Para os cientistas, tal é um sinal de que aquela área foi reutilizada num momento em que os faraós nativos foram dando lugar às cortes monarcas estrangeiras, antecipando o declínio da civilização que cresceu nas margens do Nilo.

"Escolhemos esta área para realizar a escavação porque durante um exame arqueológico em Dahchur, uma coleção de grandes blocos de pedra, bem como fragmentos de granito e calcário como uma indicação da existência de sepulturas foi encontrado", afirmou Mustafa o Waziri, secretário-geral do Supremo Conselho de Antiguidades e diretor do projeto.

A sua equipa promete continuar as escavações naquela área para fazer novas descobertas. Neste momento, encontram-se a trabalhar numa área localizado ao sul da necrópole de Saqqara, a primeira pirâmide, a cerca de 50 quilómetros da cidade do Cairo.

As autoridades egípcias aproveitaram o anúncio desta descoberta para abrir durante este sábado ao público a icónica pirâmide do faraó Sefeneru. O monumento, incluído na lista de património mundial da UNESCO, juntamente com o resto da necrópole real de Memphis, tem permanecido fechado ao mundo desde 1965.

Seneferu, pai de Quéops, é um dos faraós pioneiros na construção das pirâmides. A sua pirâmide foi construída sobre uma base instável e sofreu uma mudança na inclinação. De acordo com a equipa de arqueólogos esta descoberta vem permitir perceber melhor as necrópoles reais de Memphis.


in Diário de Notícias | 14 de julho de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,832,449