"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TNSJ inicia obras de conservação e restauro das fachadas do edifício

Intervenção coincide com a aprovação do projeto de eficiência energética para o TeCA (220 mil euros), cuja execução começa no último trimestre.


O Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, inicia esta semana um processo de conservação e restauro das fachadas do histórico edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva, nomeadamente das suas figuras e carrancas. Os trabalhos serão concluídos até à primeira semana de setembro, antes da abertura da nova temporada, agendada para o dia 18 desse mês. A intervenção envolve um investimento de 80 mil euros e conta com o acompanhamento e supervisão da Direção Regional de Cultura do Norte.

Esta intervenção resulta de uma inspeção periódica – prevista no plano de manutenção das fachadas do TNSJ e realizada em julho de 2017 – ao estado de conservação dos elementos escultóricos e decorativos da envolvente exterior do edifício. Nesta inspeção, foram identificados elementos das esculturas já em destacamento, o que impõe uma intervenção urgente de reparação, de modo a reverter o fenómeno de corrosão das armaduras destas peças e a evitar a queda de pedaços de argamassa em via pública.

Assinale-se que a conceção das figuras e carrancas das fachadas do Teatro São João envolveu três ilustres escultores da cidade do Porto: Henrique Araújo Moreira (1890-1979), Diogo de Macedo (1889-1959) e José Fernandes de Sousa Caldas (1894-1965). Estas esculturas adossadas às fachadas do TNSJ foram executadas em argamassas de cimento e possuem dimensões e motivos muito variáveis, podendo, em alguns casos, atingir cerca de dois metros.

Tratando-se de um edifício classificado como Monumento Nacional, a intervenção irá acautelar os princípios de integridade e de autenticidade do projeto de Marques da Silva. A obra realiza-se num momento em que o TNSJ prepara as comemorações do Centenário do edifício do arquiteto portuense e decorre da atenção que vem dedicando ao património que lhe está atribuído.

Intervenção no TeCA arranca ainda este ano
O arranque da intervenção na fachada no TNSJ ocorre precisamente na mesma altura em que este Teatro Nacional vê aprovado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) um projeto de melhoria da eficiência energética do Teatro Carlos Alberto (TeCA), teatro também centenário da cidade do Porto que integra a estrutura do TNSJ.

Este projeto totaliza cerca de 220 mil euros e é cofinanciado a 45,73% pelo POSEUR. Começará a ser executado no último trimestre deste ano sem, todavia, suspender a atividade do TeCA. Os principais objetivos passam pela substituição da iluminação existente por iluminação LED, a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura do edifício para produção de energia e a implementação de um sistema de gestão inteligente dos consumos energéticos.

Teatro Nacional São João: um edifício com muitas vidas
O edifício do Teatro Nacional São João tem uma longa história, associada a diferentes vertentes artísticas, sendo também um espelho da sociedade portuense e dos diferentes géneros artísticos vigentes em cada época. O primeiro edifício, denominado Real Teatro São João – em homenagem ao príncipe regente –, foi inaugurado oficialmente no dia 13 de maio de 1798, sendo o primeiro edifício construído de raiz no Porto exclusivamente destinado à apresentação de espetáculos.

O edifício acabou por ser destruído por um incêndio na noite de 11 para 12 de abril de 1908. Após dois anos, a instituição começa a ser reconstruída, num projeto de Marques da Silva. O edifício é inaugurado a 7 de março de 1920 e, em 1932, passou a chamar-se São João Cine, dedicando a maior parte da sua programação à exibição cinematográfica. O edifício foi esquecido e entrou numa fase de progressiva degradação.

Em 1992, é adquirido pelo Estado e inaugurado como Teatro Nacional São João no final do ano, sendo, nessa altura, o único Teatro Nacional do Portugal democrático. Entre 1993 e 1995, o edifício é submetido a obras de restauro, sendo remodelado e reequipado de acordo com o projeto do arquiteto João Carreira. Em 2007, o TNSJ torna-se uma Entidade Pública Empresarial e, em 2009, começa uma intervenção na sua fachada principal. O edifício seria devolvido em esplendor à cidade em setembro de 2014.

No âmbito da sua missão de serviço público, o TNSJ cria e apresenta espetáculos, segundo padrões de excelência artística e técnica, promovendo o contacto com as obras referenciais, clássicas e contemporâneas, do repertório dramático nacional e universal. Além do Teatro Nacional São João, edifício-sede, assume ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória (que é, igualmente, um Monumento Nacional). O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa – organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu –, à qual pertence desde novembro de 2003.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,832,521