"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A agenda secreta da Austrália no Mar de Timor

Kim McGrath expõe a falta de escrúpulos de sucessivos governos australianos, que nada fizeram para travar a devastadora ocupação de Timor-Leste pela Indonésia, com vista a saquear o petróleo e gás do Mar de Timor.


Nos três anos que se seguiram à invasão de Timor-Leste pela Indonésia, cerca de 200 mil timorenses morreram (quase um terço da população). Em Passar dos Limites - A História Secreta da Austrália no Mar de Timor, Kim McGrath demonstra como os sucessivos governos australianos nada fizeram para travar este massacre pois acreditavam que, se a Indonésia assumisse a administração do Timor Português, concordaria em fechar o Timor Gap com uma linha reta, colocando todos os recursos de petróleo e gás do Mar de Timor do lado da Austrália.

Kim McGrath foi assessora de Steve Bracks, político australiano que, desde 2007, foi conselheiro pro-bono de Xanana Gusmão em Timor-Leste. Foi aí que despertou o seu interesse pela investigação das verdadeiras intenções australianas nas negociações das fronteiras marítimas com Timor-Leste, expostas neste livro.

Após perceber que dificilmente encontraria respostas em documentos oficiais ou registos dos meios de comunicação social - que, segundo defende, alinharam nos factos alternativos divulgados pelo governo australiano - Kim McGrath "mergulhou" em milhares de ficheiros ocultos como resumos, relatórios, pareceres do Conselho de Ministros, correspondência e minutas de reuniões que mostravam que muitos dos políticos e diplomatas em Jacarta, Lisboa e Camberra estavam ativamente envolvidos na agenda australiana do petróleo no Mar de Timor.

Desde a década de 60, as autoridades australianas tiveram acesso a dados sísmicos e outros dados das empresas petrolíferas que indicavam a existência de reservas significativas de petróleo e gás entre a Austrália e o Timor Português, tendo, inclusive, emitido unilateralmente licenças de exploração. A partir dessa época, a Austrália conspirou para negar a Timor-Leste milhares de milhões de dólares da sua riqueza em petróleo e gás.

Este é um livro polémico que expõe a diplomacia australiana e os seus sucessivos governos, várias multinacionais petrolíferas e o envolvimento (ou a falta dele) de Portugal nestas negociações.

É uma exposição irrepreensível sobre a falta de escrúpulos da Austrália na procura de recursos no Mar de Timor. Um livro oportuno e fidedigno.
José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz

A prova incontornável da cruel traição da Austrália às pessoas que apoiaram os nossos comandos na Segunda Guerra Mundial, e da apropriação imoral e ilegal do seu petróleo.
Paul Cleary, autor de duas obras sobre Timor-Leste

Uma exposição tardia de um episódio recente na História da Austrália.
Peter Garrett, antigo ministro australiano

SOBRE O LIVRO

Passar dos limites
Durante 50 anos, a Austrália conspirou para negar a Timor-Leste milhares de milhões de dólares da sua riqueza em petróleo e gás.
Kim McGrath conta a história da agenda secreta da Austrália no Mar de Timor, revelando a falta de escrúpulos de sucessivos governos.
A Austrália nada fez para acabar com a devastadora ocupação de Timor-Leste enquanto se perdiam 200 mil vidas de uma população de 650 mil pessoas. 

SOBRE A AUTORA
Kim McGrath

É uma escritora e investigadora australiana. Trabalhou em consultoria estratégica e como investigadora, colaborou na elaboração de políticas de desenvolvimento e em serviços de redação e editoriais para governos, empresas privadas, universidades e organizações sem fins lucrativos.
Kim McGrath tem artigos publicados na The Monthly, uma prestigiada revista australiana sobre política, sociedade e artes, e pelo Lowy Institute, um think tank independente.
Após a publicação de Crossing the Line, Australia’s Secret History in the Timor Sea, pela Black Inc., em agosto de 2017, a autora marcou presença nos festivais literários Ballarat Writers’ e Geelong Word for Word Non-Fiction Writers’.
Atualmente, está a finalizar a sua tese de doutoramento na Monash University, baseada numa investigação exaustiva dos Arquivos Nacionais Australianos sobre os interesses nacionais da Austrália no Mar de Timor. É ainda graduada pelo Australian Institute of Company Directors e licenciada em Direito e Artes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,544