"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Palácio, Tapada e Jardim do Cerco de Mafra propostos para património nacional

Além de ser o mais emblemático do barroco português, o Real Edifício de Mafra possui uma das bibliotecas mais ricas, a nível mundial, e ainda seis órgãos históricos e um conjunto sineiro, composto por dois carrilhões e 119 sinos, conjuntos únicos no mundo.

Foto: Tiago Petinga/Lusa


A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) propôs ao Governo classificar como monumento nacional o conjunto composto pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra, refere esta segunda-feira o Diário da República.

A secção de Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura deu parecer favorável, a DGPC concordou e propôs ao Governo essa classificação.

No final de 2017, foi entregue o dossier de candidatura daquele conjunto a património mundial à UNESCO pela Câmara de Mafra, que liderou o processo.

A candidatura centra-se sobretudo na monumentalidade e unicidade do monumento.

Classificados como monumento nacional estavam até agora o convento (desde 1907) e a basílica (desde 1910).

No parecer, a DGPC justifica a importância de alargar a classificação a todo o conjunto, designado por Real Edifício de Mafra, por ter sido "pensado desde sempre como um monumento nacional".

Além de ser o mais emblemático do barroco português, possui uma das bibliotecas mais ricas, a nível mundial, e ainda seis órgãos históricos e um conjunto sineiro, composto por dois carrilhões e 119 sinos, conjuntos únicos no mundo.

Na Basílica, destaca-se o zimbório e o conjunto de 58 estátuas de grandes dimensões, os retábulos em mármore, a pintura, a ourivesaria e os têxteis, "constituindo o maior conjunto de arte escultórica barroca italiana, fora de Itália".

Em 2017, ano do tricentenário do lançamento da primeira pedra do palácio, o monumento recebeu 377 mil visitantes, número que decresceu para 340 mil em 2018.

Desde 2004 que Mafra consta da lista dos bens patrimoniais portugueses a serem alvo de processo de classificação, proposta pela comissão nacional da UNESCO.

Em 2016, voltou a constar da listagem, depois de uma recomendação da UNESCO, em 2013, para que fossem atualizadas as listas dos Estados-membros, a cada dez anos, pré-requisito para a inscrição de bens na lista do património mundial.

O dossier foi coordenado pelo município e pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), com a colaboração do Palácio Nacional de Mafra, Escola das Armas, Tapada Nacional e da paróquia de Mafra, assim como de diversos especialistas.

Datado do século XVIII, o Palácio Nacional de Mafra, mandado construir por D. João V, com a riqueza resultante do ouro vindo do Brasil, é um dos mais importantes monumentos representativos do barroco em Portugal.

O património mais importante é constituído por dois carrilhões e 119 sinos, e pelos seis órgãos históricos existentes na basílica, além de esculturas e pinturas de mestres italianos e portugueses daquele período.

O palácio é ainda detentor de uma das mais ricas bibliotecas europeias, com um acervo documental de várias áreas de estudo do século XVIII.

Criada em 1747, a Tapada possui mais de 500 animais de 60 espécies diferentes, entre gamos, veados, javalis, aves como a águia de Bonelli ou o bufo real, répteis como salamandras, tritões e cobras, e uma floresta de 800 hectares.

Algumas das árvores são consideradas de interesse público, como o castanheiro-da-índia, a olaia e o sobreiro.


por Lusa e Renascença | 17 de junho de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Exposições

Noora Manty | MANU

Galeria da Estação - Encontros da Imagem 6 Jul a 31 Ago 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,834,881