"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FITEI e Dias da Dança vão voltar a ter edição conjunta em 2020

Os dois festivais reincidem no modelo estreado este ano, e pelo qual terão passado mais de 23 mil espectadores.

Odisseia, da Cia. Hiato, encerrou o FITEI a 25 de junho_Elina Gioulanli


O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) e o Festival DDD – Dias da Dança vão voltar a ter uma edição conjunta em 2020, à semelhança do que aconteceu este ano, foi anunciado na terça-feira à noite.

Os dois festivais centrados no Porto, mas que se estendem a outras cidades da região, comunicaram a intenção de manter o esforço conjunto, aproximando as respetivas datas, uma segunda vez.

Em comunicado, a organização adiantou alguns dos destaques de cada um dos festivais, que até 2018 decorreram separados, assim como garantiu a continuidade da “Semana +”, em que uma seleção de propostas de dança e de teatro de criadores nacionais se apresenta perante um público “reforçado” por programadores internacionais.

Por seu lado, o DDD vai contar com Quinta-feira, quarto volume do projeto Sete Anos, Sete Peças da coreógrafa e bailarina portuguesa Cláudia Dias, desta feita em colaboração com a espanhola Idoia Zabaleta (nos anteriores “encontrou-se” com o galego Pablo Fidalgo Lareo, com o italiano Luca Bellezze e com o português Igor Gandra), além de “uma co-produção internacional do aclamado coreógrafo italiano Alessandro Sciarroni”, intitulada Augusto, que terá a sua estreia em Itália no final deste mês, no âmbito da Bienal de Dança de Veneza, que o homenageará com o Leão de Ouro de carreira.

Do lado do FITEI, o destaque vai para Entrevista 86, de Patrícia Portela e Alexandre Dal Farra, projecto iniciado numa residência artística que decorreu este ano, e da qual resultou já uma primeira leitura pública, e a peça Artaud, do argentino Sergio Boris.

Quanto à edição 2018, a 42.ª do FITEI e a quarta do DDD, que terminou em 25 de maio, o balanço é “positivo”, tanto pelo “resultado da cumplicidade artística”, como pela “parceria de comunicação”.

Ao todo, foram “mais de 23 mil espectadores”, sobretudo nas cidades de Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo, com 57 espetáculos em sala a conseguirem lotação esgotada: 15 peças de teatro e 28 espetáculos de dança. Na rua, convocadas pelo programa DDD Out, estiveram “quase duas mil pessoas”, informa o comunicado.

A Semana + atraiu um total de 98 programadores de vários países, 76 deles do estrangeiro.


por Lusa e Público | 5 de junho de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Exposições

Noora Manty | MANU

Galeria da Estação - Encontros da Imagem 6 Jul a 31 Ago 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,834,744