"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Dia Nacional das Coletividades 2019

Ao comemorarmos o Dia Nacional das Coletividades e os 95 anos da Confederação Portuguesa das Coletividades, lembramos todos aqueles que contribuíram para o que é o Movimento Associativo Popular e os seus 200 anos de história.


Foram milhares de homens e mulheres que de forma voluntária e generosa dedicaram as suas vidas ao bem comum e, através da cultura, recreio e desporto, contribuíram para a justiça social e a felicidade de milhões de portugueses.

De acordo com a Conta Satélite da Economia Social (2016) publicada pelo Instituto Nacional de Estatística, hoje somos mais de 31.700 entidades de cultura, recreio e desporto. Somos mais de 425.000 Dirigentes Associativos, Voluntários e Benévolos. O nosso país seria bem diferente e muito mais pobre se não existíssemos. Substituímos o Estado em muitas das suas competências e somos contribuintes líquidos do Orçamento de Estado.

Este ano, comemoramos também o 16º aniversário da passagem de FSER (fundada a 31 de maio de 1924) que hoje é reconhecida como a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (escritura pública a 29 de maio de 2003). De então para cá muita coisa mudou no movimento associativo nacional. Desenvolvemos processos reivindicativos junto dos poderes políticos e estabelecemos parcerias com dezenas de entidades públicas, privadas, sociais, investigação e conhecimento. Conseguimos resultados muito positivos no plano legislativo, do reconhecimento institucional e das relações internacionais.

Hoje temos assento nas estruturas nacionais como o CES, CNES e CND. Somos ouvidos, respeitados e reconhecidos como legítimos representantes do Movimento Associativo Popular. A nossa Confederação tem consciência de todas as dificuldades e potencialidades do nosso movimento associativo. Em 2019 o tema central é “Associativismo e Democracia” e será debatido, descentralizadamente em 3 locais e em 3 Conferências: 

- 31 de maio – Figueira da Foz - “Relações entre o Poder Autárquico e o Poder Associativo”;
- 15 de junho – Porto – “A Estruturação Associativa, passado, presente e futuro”;
- 13 de julho – Lisboa – “Relações entre o Poder Central e o Poder Associativo”.

A nossa Confederação saúda e apela a todos os Colegas Dirigentes Associativos que se juntem em torno dos grandes projetos e reivindicações nacionais e que façam do Dia Nacional um dia de festa, reflexão e intervenção associativa para que, com espírito coletivo e associativo, possamos alcançar o que cada um de nós, sozinho, nunca alcançará.

Viva o Dia Nacional das Coletividades! 
Viva o Movimento Associativo Popular!

Agenda
Exposições

Noora Manty | MANU

Galeria da Estação - Encontros da Imagem 6 Jul a 31 Ago 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,834,905